CHAVES: Flaviense integra equipa que se sagrou vice-campeã europeia

2022-05-05 11:31:50

Equipa da Universidade de Aveiro é composta pela flaviense Filipa Ferreira e pelo valpacense Francisco Vieira de 21 anos.


A jovem Filipa Ferreira, natural de Chaves, integrou a equipa da Universidade de Aveiro (UA) que, de 10 a 14 de abril, levou Portugal ao segundo lugar da competição Europeia Tornament in Management and Engineering Skills (T.I.M.E.S.) que decorreu em Viena, na Áustria. O pódio foi partilhado com equipas da Suécia e Países Baixos.

“Conquistar o título de vice-campeões europeus exigiu da equipa uma notória capacidade de comunicação e trabalho em equipa. Durante a final em Viena, a consultora Delloitte apresentou-nos diversos problemas que atualmente as empresas enfrentam. Um deles consistia nas questões relacionadas com o futuro da mobilidade e da indústria automóvel, e um outro relacionado com as transformações a que o setor da construção civil será sujeito nos próximos anos. Através de uma análise metódica e global, apresentámos soluções consistentes e inovadoras que agradaram à generalidade dos jurados”, conta Filipa Ferreira.

A flaviense de 22 anos destaca que a sua equipa “teve a oportunidade de conhecer colegas de outros países europeus com quem trocámos ideias e partilhámos experiências. Regressamos a Portugal, satisfeitos por ter chegado tão longe e pelos conhecimentos que toda esta jornada nos trouxe”, concluiu.

Esta foi a primeira vez que a Universidade de Aveiro chegou à final desta competição, com uma equipa constituída por três colegas trasmontanos de Engenharia e Gestão Industrial, Filipa Ferreira, natural de Chaves, Vasco Rodrigues, natural de Mogadouro, Francisco Vieira, natural de Valpaços, e um estudante de Engenharia Mecânica, o Oliveirense Michael Nunes. Na final estiveram ainda presentes oito equipas de seis países europeus, Portugal, Suécia, Finlândia, França, Bélgica e Países Baixos.

Anteriormente, a equipa já havia vencido a fase local da competição, disputada com outros colegas da Universidade de Aveiro, bem como uma das semifinais europeias, organizada pelo LG de Liége, apurando-se para a final da competição, junto com as equipas de Oslo e Bruxelas.

O T.I.M.E.S. é a maior competição europeia de resolução de casos de estudo para estudantes universitários, que decorre desde 1994. Anualmente, participam cerca de 1 500 estudantes europeus, imbuídos pela vontade de serem confrontados com casos concretos de grandes empresas mundiais e, assim, desenvolverem o seu espírito crítico e a sua capacidade de resolução de problemas.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso