Protocolo foi renovado com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Montalegre e Associação Humanitária Bombeiros Voluntários de Salto.
O Município de Montalegre renovou esta tarde o protocolo com as corporações de bombeiros do concelho, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Montalegre e Associação Humanitária Bombeiros Voluntários de Salto.
O investimento vai financiar as equipas de intervenção permanente, a manutenção das equipas de emergência, o apoio aos operacionais do DECIR, o apoio às atividades formativas, os planos de intervenção e apoio técnico, o apoio à aquisição de equipamentos de proteção individual e apoio às várias atividades levadas a cabo pelas associações humanitárias.
Para Orlando Alves, Presidente da Câmara de Montalegre este investimento significa que a Proteção Civil está a funcionar. “É apoio ao emprego. É investimento na segurança das pessoas e dos seus bens. É investimento na defesa e proteção do ambiente, nomeadamente na floresta. Estamos perante gente que está sempre na ''guerra'', na luta, sempre a fazer a paz, a promover o bem. São investimentos nas pessoas e no território. Só podemos estar felizes de haver dois corpos de bombeiros, um no Alto e outro no Baixo Barroso, que se articulam muito bem entre si, que trabalham em cooperação e sem complexos”, frisou.
Na cerimónia de assinatura dos protocolos estiveram presentes os dois presidentes das duas corporações que destacaram a importância deste apoio.
“Este protocolo tem uma importância crucial e fundamental para a sobrevivência dos bombeiros. A parceria mais importante que temos é com a Câmara Municipal. Em conjunto, estamos aqui para tentar resolver os problemas das pessoas. Nós não somos fãs da subsidiodependência, no entanto a responsabilidade da Proteção Civil cabe ao município daí que haja esta parceria fundamental. Estamos neste momento a formar uma escola de bombeiros. Este protocolo engloba, também, a parte da formação”, disse António Eduardo dos Santos, Presidente dos Bombeiros de Montalegre.
Alberto Fernandes, Presidente dos Bombeiros de Salto apontou que “sem este apoio, seria muito difícil a nossa associação conseguir realizar os seus objetivos. Temos uma área enorme no Baixo Barroso a qual temos que proteger. Seja no combate aos incêndios, seja no apoio aos doentes e idosos. Estamos satisfeitos com a Câmara Municipal”.