CHAVES: Aeródromo Municipal já recebeu helicóptero de combate a incêndios rurais

2022-05-14 18:16:15

Trata-se de um helicóptero bombardeiro médio de ataque inicial.

O Aeródromo Municipal de Chaves recebeu este sábado, 14 de maio, um meio aéreo que integra o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) para 2022, que estará ao serviço da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), durante o período de verão mas também nesta fase de reforço solicitada pela ANEPC, que elevou o Estado de Alerta Especial do Dispositivo para o nível Amarelo, na sequência das previsões meteorológicas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Assim, e para fazer face ao agravamento do risco de incêndio rural, previsto para estes dias, o helicóptero bombardeiro médio de ataque inicial, já aterrou no aeródromo de Chaves e entra em ativação amanhã, 15 de maio, em caso de necessidade de intervenção nas ignições que possam surgir no território tendo este, um raio de ação de 40 quilómetros.
De recordar que, este meio encontra-se agora no Aeródromo Municipal de Chaves depois de a Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC), que tem a responsabilidade de supervisionar a atividade de aviação civil em Portugal, ter dado parecer negativo à continuidade do Heliporto em Vidago, onde há mais de 40 anos tem estado este tipo de meio de Combate a Incêndios Rurais durante a época de incêndios.

Perante o chumbo da ANAC às condições de segurança e de operacionalidade do Heliporto da vila termal, a Câmara de Chaves foi “obrigada” a deslocalizar o Heliporto de Vidago para Chaves sob pena de vir a perder este serviço importante para o combate a incêndios na região, apesar de a alternativa não agradar à população da freguesia de Vidago que diz estar a perder “postos de trabalho, embora sazonalmente, que criavam e tinham impacto económico na freguesia”.

Mas, a infraestrutura não é reconhecida pela Autoridade Nacional de Aviação Civil e por isso não está certificada e, de acordo com ofício circular DINAV/IEA – 2020/0860 revisão 1, de 7 de julho de 2020, que estabelece novos critérios, não serão emitidas este ano autorizações, que não cumpram os requisitos estabelecidos.

A ANAC apontou “deficiências” ao Heliporto de Vidago relacionadas com o espaço, com a necessidade de abate de árvores significativo que estão à cota superior do sentido da descolagem, do perímetro de segurança (vedação), sendo obrigatórias correções na pista e no edifício de apoio ao Heliporto. A autarquia diz ter tentado a possibilidade de reabilitação da infraestrutura de Vidago, para que a mesma pudesse cumprir os requisitos mínimos exigidos pela ANAC, mas foi a própria autoridade que aconselhou outros sítios, nomeadamente o aeródromo municipal.

O dispositivo de combate a incêndios nacional foi reforçado em relação a 2021 e dispõe este ano de cerca de 13 mil operacionais, três mil meios terrestres e 60 meios aéreos.

Sara Esteves
Fotos: Carlos Daniel Morais

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso