NACIONAL: GNR fez balanço da Operação “Peregrinação Segura 2022”

2022-05-17 11:13:53

A Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, até 15 de maio, a operação “Peregrinação Segura 2022”, nas principais vias de acesso à cidade de Fátima, com o intuito de apoiar e garantir a segurança dos peregrinos durante as suas deslocações, reforçando ainda o policiamento no Santuário e zonas envolventes. Durante toda a operação foram realizadas 2 139 ações, 787 ações de apoio aos peregrinos em deslocamento tendo sido registados três incidentes reportados, sem gravidade. Quanto ao trânsito foram fiscalizados 11 573 condutores e aplicados 1 473 autos de contraordenação levantados ao Código da Estrada, 310 infrações por excesso de velocidade e 61 infrações por condução sob o efeito do álcool.

Já na segunda fase da Operação, que iniciou a 12 de maio e prolongou-se até 15 de maio, foi montada um dispositivo especial de segurança nos acessos a Fátima e no Santuário, tendo sido empenhadas várias valências, nomeadamente, territorial, de trânsito, de intervenção, de informações e investigação criminal. Estiveram ainda em reforço, meios a cavalo, binómios cinotécnicos, meios de Ordem pública, de operações especiais e de inativação de engenhos explosivos. Estiveram ainda empenhados da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS), a equipa que opera os Unmanned Aerial Vehicle (UAV).

Como apoio aos peregrinos internacionais, a Guarda manteve no recinto patrulhas de Tourist Suport Patrol e contou com a colaboração da Guardia Civil. Nesta segunda fase, a Guarda registou como ocorrências mais significativas o apoio a oito pessoas perdidas, seis pessoas desaparecidas e posteriormente localizadas, quatro pessoas assistidas pelos militares da Guarda e posteriormente encaminhadas para a Autoridade Nacional de Proteção Civil, nove extravios de carteiras e chaves, quatro furtos, 19 objetos recuperados, cinco falsas medalheiras identificadas e 12 autos de contraordenação levantados por venda ambulante.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso