REGIÃO: IPMA prevê tempo quente para os próximos dias

2022-06-08 17:02:32

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera podem regressar as poeiras do Norte de África.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê entre os dias 9 e 13 de junho uma situação de tempo quente, devido a uma massa de ar tropical proveniente do Norte de África/Península Ibérica “transportada na circulação conjunta de um anticiclone localizado sobre a região dos Açores, em crista para a Europa Central, e um vale depressionário que se estende desde o norte de África até à Península Ibérica”.

Assim, “está prevista uma subida dos valores da temperatura, em especial da máxima e nos dias 9 e 10, atingindo-se na generalidade do território, temperaturas máximas entre 30 e 35°C, com valores mais elevados, da ordem de 40°C, na Beira Baixa, vale do Tejo e interior do Alentejo”, explica o IPMA em comunicado.

Na mesma nota lê-se que “os valores das temperaturas máximas deverão estar entre 5 e 12°C acima dos valores médios para a época do ano, situação que é comum nesta altura do ano, e que neste contexto levará à emissão de avisos de Tempo Quente, em particular no interior. As temperaturas mínimas deverão subir no dia 10, prevendo-se noites tropicais no interior, em especial do Centro e Sul, e no sotavento algarvio”.

O Instituto salienta ainda, condições de instabilidade nas regiões do interior a partir da tarde de dia 10 de junho, “com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoadas localizados. Adicionalmente poderá haver transporte de poeiras oriundas do norte de África”.


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso