Ensino Superior Público regressa a Chaves com curso de Fisioterapia

2022-06-22 09:09:11

A recém-criada Escola Superior de Hotelaria e Bem-Estar em Chaves, do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), vai arrancar em setembro com o curso de Fisioterapia.


A Licenciatura em Fisioterapia da Escola Superior de Hotelaria e Bem-Estar (EHB) de Chaves, do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), foi acreditada pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) e vai arrancar já em setembro com vagas para 25 alunos. Outra formação que esteve em avaliação foi o curso de Direção e Gestão Hoteleira que não conseguiu autorização da A3ES.

Com esta notícia, o Ensino Superior Público regressa a Chaves depois de um longo percurso. A escolha por estas duas licenciaturas prendeu-se com a procura por estas áreas e pela saída profissional assegurou em fevereiro Maria José Alves, da Equipa Executiva da EHB e também professora adjunta da Escola Superior de Saúde do IPB.

“Fisioterapia é sempre um curso bastante concorrido no acesso ao ensino superior, tem uma média elevada, a nível estatal ainda não existe no Instituto Politécnico de Bragança e portanto, faz todo o sentido a abertura deste curso em Chaves. Além disso, está dentro do contexto de saúde e bem-estar”, disse Maria José Alves na altura.

Com esta nova escola prevê-se maior dinamização da região. “O Ensino Superior traz sempre conhecimento, e sem dúvida que vai dinamizar Chaves e todo o Alto Tâmega, porque vai capitalizar ativos e atrair jovens de diferentes territórios.. Bragança tornou-se numa cidade cosmopolita e aqui tem tudo para acontecer o mesmo. Nós estamos muito bem posicionados portanto, temos tudo para que este projeto corra bem”, disse Maria José Alves à Alto Tâmega TV.

A Comissão Instaladora da Escola Superior de Hotelaria e Bem-Estar é composta pelas docentes do IPB, Maria José Alves e Alcina Nunes, Professora Coordenadora na Escola Superior de Tecnologia e Gestão. Esta comissão tomou posse a 1 de fevereiro, no auditório do Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, na presença do Presidente do IPB Orlando Rodrigues, da Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, do Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), António Cunha, do Primeiro Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega, Ramiro Gonçalves e do Presidente da Câmara Municipal de Chaves, Nuno Vaz.

Sara Esteves
Foto: Carlos Daniel Morais

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso