CHAVES: Lar de Santa Isabel assinala 25 anos ao serviço da comunidade

2022-06-22 17:30:09

A Santa Casa Misericórdia de Chaves assinalou o 25º aniversário do Lar de Santa Isabel, Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) pertencente à secular instituição de solidariedade social.

A Santa Casa da Misericórdia de Chaves reuniu numa celebração eucarística, em ação de graças, elementos da direção da instituição, utentes e colaboradores, para comemorar os 25 anos de existência daquela estrutura residencial para idosos.
A eucaristia foi presidida pelo reverendíssimo sacerdote António José que agraciou o momento com as suas palavras. Os elementos da equipa de animação sociocultural formaram o coro que com os acordes da viola deram musicalidade ao momento solene que contou com participação ativa de utentes e colaboradores, na procissão dos dons até ao altar, com oferendas simbólicas cheias de significado, entre elas: uma bengala e uma bata branca.

Ação assistencialista criada pela rainha mantém-se atual

Volvidos 25 anos, para o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Chaves que falava na cerimónia solene sobre “a importância do serviço que se presta à comunidade” através deste tipo de estruturas, reforça “a vontade de continuar a servir cada vez mais e melhor e de continuar a fazer o bem”.
Jorge Pinto de Almeida destaca o papel que as Misericórdias assumem “quotidianamente, na vida das pessoas” e reconhecendo os muitos desafios que o setor social enfrenta, lembra que a obra criada há mais de cinco séculos, pela mão da rainha D. Leonor, fundadora das Irmandades das Misericórdias, mantém-se atual, “continuar a ajudar quem mais precisa porque faz parte da nossa essência”.

O provedor da Misericórdia de Chaves procedeu ainda à entrega de menções honrosas aos colaboradores que completaram 25 anos ao serviço da instituição.

Do programa comemorativo fez parte a atuação musical de Rui Louro e em dia de aniversário não faltou o bolo.

Intervir socialmente prestando serviços à comunidade

Situado na freguesia de Vilar de Nantes, o Lar de Santa Isabel acolhe 65 utentes em regime de internamento e presta apoio diário a 20 famílias através da resposta social Serviço de Apoio Domiciliário (SAD).

É um dos cinco equipamentos sociais pertencentes à Santa Casa da Misericórdia de Chaves destinados ao acolhimento residencial para pessoas idosas, ou outras em situação de maior risco de perda de independência ou de autonomia.
Constituem-se como respostas sociais que beneficiam da intervenção de equipas multidisciplinares que proporcionam serviços de apoio biopsicossocial e cuidados de saúde com o objetivo de promover um envelhecimento saudável e integrado.

Sandra Gonçalves

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso