MONTALEGRE: Utentes poderão regressar ao lar esta semana

2022-07-12 17:57:00

Regresso dos utentes ao Lar em Sarraquinhos no concelho de Montalegre está previsto para quinta-feira.

Os 35 utentes do Lar Monte Sereno em Sarraquinhos vão poder voltar a esta estrutura residencial na próxima quinta-feira, mas só depois da Proteção Civil verificar as condições do edifício.

Os idosos não sofreram ferimentos mas foram retirados por precaução durante a noite de segunda-feira, na sequência de um incêndio provocado por um curto-circuito no quadro elétrico do lar. Os utentes foram realojados em duas instituições do concelho. A Santa Casa da Misericórdia de Montalegre e o Lar do Pranto em Salto acolheram nove utentes, sendo que dois regressaram às suas famílias e 24 pernoitaram numa unidade de alojamento local.

Esta manhã esteve reunida uma equipa da Segurança Social para adoção de medidas tidas como adequadas e técnicos de eletricidade para averiguação dos riscos e o ponto de situação do quadro elétrico que será substituído.

A evacuação deste lar privado aconteceu por não se verificarem condições de segurança e permanência nesta estrutura residencial afetada pelo incêndio. A retirada dos utentes foi concretizada em colaboração com os Bombeiros Voluntários de Montalegre e o Serviço Municipal de Proteção Civil de Montalegre, em estreita articulação com a Segurança Social.
Nesta operação estiveram empenhadas ambulâncias e veículos dedicados ao transporte de doentes, num total de 29 operacionais e 13 viaturas dos Bombeiros Voluntários de Montalegre e Salto e a GNR que investiga as causas deste incêndio.

Avaliadas as condições nos próximos dias os idosos poderão regressar na quinta feira, caso contrário os que estão provisoriamente numa unidade de alojamento local serão transferidos para outro equipamento.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso