CHAVES: Professor de Chaves vai realizar voo parabólico em gravidade zero

2022-07-14 08:34:45

Jorge Teixeira venceu a edição de 2018 do ‘Global Teacher Prize Portugal.


O professor de Física e Química Jorge Teixeira, da Escola Secundária Dr. Júlio Martins em Chaves vai voar em gravidade zero com mais 30 estudantes portugueses que terão a experiência de ser astronautas por um dia.

A oportunidade foi dada a este docente pela Agência Espacial Portuguesa, Portugal Space, por ter sido o vencedor da edição de 2018 do Global Teacher Prize Portugal e no sentido de ''realçar a importância da profissão de professor e, ao mesmo tempo, promover o ensino das STEAM (sigla inglesa para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática)''.

Jorge Teixeira, eleito em 2018 o melhor professor de Portugal, terá a oportunidade de participar no voo parabólico e realizar experiências em gravidade zero com 30 jovens que irão perceber o que os astronautas vivenciam quando estão no espaço.

Os voos parabólicos são praticamente o único meio na Terra capaz de reproduzir o efeito de ''gravidade zero'' que existe no espaço e sentido pelos astronautas nas viagens e estadas na Estação Espacial Internacional.

Os jovens estudantes foram selecionados no âmbito do concurso Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia num processo de seleção que incluiu várias fases.

O concurso conta com a colaboração da Ciência Viva e com o apoio da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), da Força Aérea Portuguesa e da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa (FMH).

O voo parabólico terá partida marcada para o dia 16 de setembro, a partir do Aeroporto de Beja, a bordo de um Airbus A310 da francesa Novespace.

Sara Esteves

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso