V.P.AGUIAR: Comissão Municipal preocupada com carência de equipas de combate a incêndios florestais

2022-07-15 17:58:50

A Comissão Municipal de Proteção Civil de Vila Pouca de Aguiar reuniu na quinta-feira, 14 de julho, para analisar a situação dos incêndios rurais ao nível local.


Entre as inúmeras matérias tratadas, foi mostrada preocupação “quanto à efetiva capacidade de resposta do dispositivo de combate em 2022 em Vila Pouca de Aguiar, face à carência de equipas de combate a incêndios florestais instaladas no concelho, dado a sua mobilização para outros territórios”, que levou a Comissão Municipal a solicitar esclarecimentos à Autoridade Nacional de Proteção Civil.

A reunião foi convocada pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, Alberto Machado. Estiveram presentes representantes das várias entidades que tem assento nesta Comissão, nomeadamente os Bombeiros Voluntários, GNR, Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar, Juntas de Freguesias, Aguiarfloresta, Santa Casa da Misericórdia, Cruz Vermelha, Autoridade de Saúde, e Instituto da Segurança Social.

A reunião foi realizada em função da declaração da situação de contingência para todo o território continental, decretada por despacho conjunto de membro do governo, e a consequente ativação do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Vila Pouca de Aguiar (PMEPC). Segundo a autarquia, o principal objetivo foi “avaliar a atual a situação e reforçar articulação das ação, entre todos os agentes de proteção civil, tendentes a maximizar o empenhamento rápido e eficiente dos recursos disponíveis dos diferentes intervenientes na resposta aos incêndios rurais em 2022, com o intuito de resolver ou minimizar os efeitos decorrentes destes no concelho de Vila Pouca de Aguiar”.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso