R.PENA: Inaugurada a Gigabateria do Tâmega

2022-07-19 16:32:21

As centrais de Daivões e Gouvães já entraram em funcionamento, depois de quase seis meses de testes. A terceira entrará em funcionamento apenas em 2024. O Sistema Electroprodutor do Tâmega foi inaugurado pelo primeiro-ministro, António Costa, e o presidente da Iberdrola, Ignacio Galán.


A Iberdrola inaugurou na segunda-feira, 18 de julho, no interior do túnel de Gouvães, o Sistema Electroprodutor do Tâmega (SET), a chamada Gigabateria do Tâmega, que contempla três centrais hidroelétricas e três barragens , Alto Tâmega, Daivões e Gouvães, que representaram um investimento de 1.500 milhões de euros.

O grande projeto de armazenamento hidrelétrico, cuja construção levou quase oito anos, tem uma capacidade de 1.158 MW e é capaz de armazenar 40 milhões de kWh, o equivalente à energia consumida por 11 milhões de pessoas durante 24 horas em suas casas, tornando-o um dos maiores sistemas de armazenamento de energia da Europa.

Graças à sua capacidade de bombeamento, o complexo “pode armazenar energia para ser utilizada quando realmente seja necessário. Um ciclo de eficiência energética e verdadeira economia circular que aumentará a energia elétrica total instalada em Portugal e evitará a emissão de 1,2 milhões de toneladas de CO2 por ano, sem quantificar muitos milhões a mais graças à energia renovável que pode ser integrada ao sistema, favorecendo a luta contra as mudanças climáticas”, explica a espanhola Iberdrola.

Segundo a empresa, este grande projeto de engenharia “impedirá a importação de mais de 160.000 toneladas de petróleo por ano, consolidando sua posição como uma força motriz socioeconômica e geradora de empregos na região”.
Durante o discurso, Ignacio Galán anunciou que a Iberdrola poderá duplicar os investimentos feitos na Gigabateria nos próximos anos, chegando a três bilhões de euros, que serão destinados a novos parques eólicos e usinas solares já em desenvolvimento ou construção.

O Sistema Electroprodutor do Tâmega foi inaugurado pelo primeiro-ministro, António Costa, e o presidente da Iberdrola, Ignacio Galán. O evento também contou com a presença do Ministro do Meio Ambiente e Ação Climática de Portugal, Duarte Cordeiro, do Secretário de Estado do Meio Ambiente e Energia, João Galamba, e dos presidentes das Câmaras Municipais de Ribeira de Pena, Vila Pouca de Aguilar, Boticas, Chaves, Montalegre e Cabeceiras de Basto.

O SET é considerado um dos maiores projetos hidroelétricos na Europa, nos últimos 25 anos, tendo mobilizando, durante a construção, muitas empresas e trabalhadores. O empreendimento representa mais de 50% do objetivo do Programa Nacional de Barragens de Elevado Potencial Hidroelétrico (PNBEPH).

Fotos: DR

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso