CHAVES: Maior romaria do concelho de Chaves regressou em grande

2022-08-08 18:22:21

O Santuário do São Caetano da paróquia de Ervededo, no concelho de Chaves, recebeu de 5 a 7 de agosto a tradicional peregrinação anual por onde passaram milhares de pessoas movidas pela fé.

Depois dos muitos condicionalismos a que a Covid-19 obrigou, o Santuário do São Caetano voltou a estar de portas abertas na normalidade, com as tradicionais barraquinhas, as bandas filarmónicas e com a grande atração da peregrinação, que foi a procissão de domingo.
As celebrações deste ano contaram como ponto alto, a receção de uma relíquia de São Caetano, que ficará exposta permanentemente no Santuário.
Depois de dois anos em que muitos peregrinos se viram privados de cumprir as suas promessas, voltados para o aprofundamento das raízes da fé, contando apenas com as celebrações litúrgicas, este ano a romaria retomou a sua forma habitual.
O programa religioso teve como primeiro ponto alto a Celebração da Missa da Vigília, com bênção da luz e seguida de procissão de velas, na noite de sábado.
No domingo, no verdadeiro dia da festa a primeira celebração foi às 7h para os muitos peregrinos que se fizeram à estrada durante a noite e às 9h voltou-se a celebrar missa em espanhol, para os devotos da vizinha Espanha.
A Eucaristia Solene da festa de São Caetano, deu-se ao final da manhã, presidida pelo Rev. Pe. Alberto de Oliveira, que consigo trazia uma grande novidade que fica para sempre no santuário. Uma relíquia de São Caetano, no caso, um fragmento de uma peça de roupa utilizado pelo padroeiro, que será exposta à veneração dos fiéis e será posteriormente colocada na igreja do santuário.
A Eucaristia foi seguida da grande procissão, que terminou com o adeus a são Caetano.

Paulo Silva Reis

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso