REGIÃO: Prorrogado prazo para candidaturas ao Concurso de Ideias

2022-09-01 18:20:03

Candidatos têm agora até ao final do mês de setembro para se candidatarem ao Concurso de Ideias “Empreender no Alto Tâmega e Barroso”.


A Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIMAT) prolongou o prazo de submissão de candidaturas à 4ª edição do Concurso de Ideias “Empreender no Alto Tâmega e Barroso” para o grupo 1 até às 23h59 do dia 30 de setembro de 2022, ou seja mais um mês.

O Concurso de Ideias “Empreender no Alto Tâmega e Barroso resulta de uma iniciativa da CIMAT, em parceria com a EHATB – Empreendimentos Hidroelétricos do Alto Tâmega e Barroso, e tem como finalidade promover ativamente a conceção e implementação de iniciativas empreendedoras no Alto Tâmega e Barroso, que contribuam para o desenvolvimento deste território.

De acordo com a CIMAT, o Concurso de Ideias visa “apoiar o desenvolvimento de ideias de negócio e negócios em fase de arranque, em particular nos setores considerados estratégicos para a região, como o Turismo (água, saúde e bem-estar) e Agroalimentar/Florestal, fixar população jovem qualificada no Alto Tâmega e Barroso, atenuando a tendência atual de declínio e envelhecimento demográfico, disseminar o Alto Tâmega e Barroso enquanto região que apoia e promove o espírito empresarial e desenvolver competências e uma atitude empreendedora nos jovens em idade escolar”.

A presente edição do Concurso contempla dois grupos/destinatários distintos o Grupo 1 – Concurso de Ideias em que se podem candidatar todos os cidadãos, maiores de idade, de forma individual ou em grupo, com qualificação igual ou superior ao 12.º ano de escolaridade, em qualquer situação profissional, que pretendam explorar uma ideia de negócio no Alto Tâmega e Barroso, bem como pessoas coletivas com fins lucrativos cuja atividade económica se insira nos setores do Turismo e Agroalimentar/Florestal. Ao Grupo 2 – Empreender no Futuro podem candidatar-se os jovens a frequentar o 10.º, 11.º e 12.º ano do ensino secundário, num dos estabelecimentos de ensino da região do Alto Tâmega e Barroso.

O “Concurso de Ideias” (grupo 1) divide-se em duas Fases. Dos vários candidatos serão admitidos os primeiros 20 projetos com pontuação mais elevada, sendo que apenas os projetos selecionados na Fase 1 e, que passem pelo Programa de Aceleração (programa de capacitação e reuniões de trabalho individuais, para aperfeiçoamento e desenvolvimento das ideias), poderão participar na Fase 2 de avaliação, de acordo com os artigos mencionados no Regulamento do Concurso.
Os projetos vencedores da Fase 2 de avaliação têm acesso a um Programa de Concretização, com reuniões de trabalho individuais com a equipa técnica, com o objetivo de apoiar a concretização formal do projeto de negócio.

Já a ação “Empreender no Futuro” (grupo 2) prevê duas atividades dirigidas aos jovens em situação escolar (10º, 11º e 12º anos) o Road show “O futuro do mercado de trabalho e da iniciativa empresarial”, que consiste na realização de sessões de divulgação e reflexão sobre os ecossistemas do mercado de trabalho do futuro e o Bootcamp “Empreender no futuro”, que se materializa num programa de geração de ideias como forma de estimular o espírito empreendedor nos jovens, cujo mote de trabalho é “imaginar a minha Terra…”

No que diz respeito aos prémios no Grupo 1 – Concurso de Ideias, após conclusão do Programa de Aceleração, são premiados três vencedores, sendo atribuído a cada um acompanhamento do projeto de negócio por uma das seguintes entidades, Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso, EHATB – Empreendimentos Hidroelétricos do Alto Tâmega e Barroso, Aquavalor ou Agrovalor, em concordância com o setor de aplicação do projeto, Networking favorável à implementação/desenvolvimento do negócio e disponibilização de um espaço de trabalho, durante seis meses, no Cowork da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso.

Já no que respeita ao Grupo 2 – Empreender no Futuro são premiadas as três ideias com maior pontuação, sendo atribuído vouchers com Experiências no Alto Tâmega e Barroso.

Para concorrer basta preencher a ficha de inscrição, onde se deve apresentar de forma resumida a ideia de negócio que, posteriormente, deve ser enviada para o e-mail empreendedorismo@cimat.pt. Para esclarecimento de eventuais dúvidas sobre o concurso também deverá ser usado este mesmo endereço eletrónico.



Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso