VALPAÇOS: Festas da Cidade e do Concelho regressaram com muita música e animação

2022-09-06 11:07:12

As festas em Honra de Nossa Senhora da Saúde decorreram entre 29 de agosto e 4 de setembro, após a interrupção de dois anos ditada pela pandemia da covid-19.


Com um vasto programa comemorativo, as Festas da Cidade e do Concelho mobilizaram milhares de pessoas e aliando a vertente religiosa e cultural a uma tradição secular.
As festividades foram inauguradas com os Cantares à Desgarrada, seguindo-se o Festival de Folclore, que antecederam a Procissão de Velas, que se realizou no dia 31.
Para o primeiro dia de setembro ficou reservada a atuação de Mariza e na sexta-feira, dia 2, foi a vez da Arruada de Concertinas e dos concertos de The Gift e Remember Revival Band preencherem a noite, no Largo da Feira.
No sábado, dia 3 de setembro, dia principal das festividades, o Concelho deu continuidade à tradição com os concertos das bandas, no período da manhã, seguindo-se o 65.º Circuito Motorizado ao início da tarde. A grandiosa procissão percorreu as principais artérias da cidade, desde a Igreja Matriz até ao Santuário de Nossa Senhora da Saúde, um momento de união, vivido por diferentes gerações com sentimento de alegria e orgulho na nossa terra e nas nossas tradições.
À noite, antes do tão aguardado espetáculo de fogo-de-artifício, milhares de pessoas apreciaram, nas imediações do santuário, o arraial das bandas filarmónicas e o concerto de Zé Amaro. Depois, a noite continuou ao som de Musical Norte.
No domingo, a tarde foi dedicada ao desporto, com a Prova de Motocross na Pista do Cabeço. À noite, antes do último espetáculo de fogo-de-artifício, atuou a Orquestra Sirilanka. ''Quisemos fazer corresponder as festas da cidade às expectativas dos Valpacenses, o que se veio a verificar. Após dois anos de interrupção, o público aderiu com mais entusiasmo e recebemos milhares de visitantes. Terminamos esta edição com o sentimento de dever cumprido'', afiançou Amílcar Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Valpaços.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso