V.P.AGUIAR: Mota de Emergência que venceu o Orçamento Participativo já foi entregue ao Bombeiros

2022-09-24 10:33:16

A proposta Mota de Emergência, da jovem Cláudia Fernandes, foi a vencedora da edição do OP de 2022 e foi esta sexta-feira entregue ao Bombeiros de Vila Pouca de Aguiar para um socorro mais célere, junto da comunidade.

O Município de Vila Pouca de Aguiar tem vindo a adotar políticas municipais orientadas para os jovens, no sentido de apoiar e promover atividades que fomentem a participação ativa dos jovens na sociedade e no apoio ao desenvolvimento do associativismo juvenil.
A proposta número 2 de Cláudia Fernandes foi a vencedora da 4ª sessão do Orçamento Participativo Jovem do Município de Vila Pouca de Aguiar. A jovem propôs uma Mota de Emergência que permitirá uma chegada mais rápida do primeiro socorro junto da comunidade, dada a sua agilidade no trânsito, permitindo um socorro precoce até à chegada de um meio diferenciado.
A implementação do projeto ficou orçado em 13. 964,08 euros e segundo os bombeiros a mota inclui, entre outros equipamentos, um Desfibrilhador Automático Externo (DAE) e um Sistema de Compressão Torácica (LUCAS 3.0) permitindo ao tripulante a adoção das medidas iniciais necessárias à estabilização da vítima até que estejam reunidas as condições para o seu eventual transporte.
Em alguns casos, a intervenção deste meio é a única necessária, dispensando a presença de uma ambulância de socorro no local.
O Orçamento Participativo Jovem do Município de Vila Pouca de Aguiar destina-se a jovens entre os 14 e os 30 anos, residentes, naturais ou trabalhadores do Concelho, Associações Juvenis e Agrupamentos de Escuteiros Concelhios. As propostas de investimento municipal não devem ultrapassar os 15 mil euros.

Paulo Silva Reis

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso