R. PENA: Monumental Menir de Pedras D’Anta reposto no seu lugar

2022-10-04 15:20:08

O Município de Ribeira de Pena procedeu ao levantamento do Menir de Alvadia. Este menir encontrava-se retirado da sua posição original e foi, na semana passada, reposto e erguido à sua posição.
O restauro deste monumento foi feito no âmbito das contrapartidas da construção da barragem de Daivões de que faz parte do Sistema Eletroprodutor do Tâmega da Iberdola e foi acompanhado pelo Ecomuseu de Ribeira de Pena, pela empresa Palimpsesto e pelo Professor Domingos Cruz, da Universidade de Coimbra.
Este acontecimento foi vivido de forma especial pela comunidade, sendo um momento há muito esperado pela população de Alvadia e por toda a equipa envolvida no projeto.
O Menir de Alvadia é de grande dimensão, classificado como possível estátua-menir, localizado nas proximidades da aldeia de Alvadia, numa zona aplanada da Serra do Alvão. Possui mais de 4 metros de comprimento e um conjunto de gravuras rupestres nas faces que o colocam no patamar cimeiro deste tipo de estruturas megalíticas no contexto da Península Ibérica.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso