REGIÃO: “O futuro do mercado de trabalho e da iniciativa empresarial”

2022-10-20 17:39:25

A Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT), em parceria com a EHATB - Empreendimentos Hidroeléctricos do Alto Tâmega e Barroso, passou pelos vários estabelecimentos de ensino da região, com o Road Show “O futuro do mercado de trabalho e da iniciativa empresarial”.

As escolas do Alto Tâmega e Barroso abriram, durante a última semana, as suas portas para acolher o Road Show “O futuro do mercado de trabalho e da iniciativa empresarial”, dirigida aos jovens a frequentar o 10.º, 11.º e 12.º anos do ensino secundário (regular e profissional).
Esta iniciativa surge no âmbito do Concurso de Ideias “Empreender no Alto Tâmega e Barroso” (4ª edição) que tem como objetivo promover ativamente a conceção e implementação com sucesso de iniciativas empreendedoras na região, que contribuam ativamente para o desenvolvimento da mesma, assim como incentivar e cultivar uma atitude empreendedora nos jovens em idade escolar, através da realização de atividades específicas, dirigidas a este público-alvo.
A edição deste ano está delineada para apoiar dois segmentos distintos, sendo que ao “Grupo 2 – Empreender no Futuro” podem candidatar-se os jovens a frequentar o 10.º, 11.º e 12.º anos do ensino secundário (regular e profissional), num dos estabelecimentos de ensino da região do Alto Tâmega e Barroso.
Desta forma, o regulamento do concurso prevê a realização de duas atividades com este segmento:
Primeiramente, o Road show “O futuro do mercado de trabalho e da iniciativa empresarial”, que consistiu na realização de sessões de divulgação e reflexão sobre os ecossistemas do mercado de trabalho do futuro e apresentação do presente Concurso aos jovens mencionados anteriormente. Nesta ação foi possível envolver um total de cerca de 700 alunos.
Posteriormente, com os alunos que se candidatarem ao Concurso de Ideias será levado a cabo o Bootcamp “Empreender no futuro”, onde os jovens irão trabalhar as ideias apresentadas com o apoio da equipa técnica. Os alunos podem candidatar-se de forma individual ou em grupo e têm até 31 de outubro para o fazer.
Aos alunos das três ideias vencedoras ser-lhes-ão atribuídos vouchers com experiências no Alto Tâmega e Barroso.


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso