CHAVES: Jardim Público está encerrado para obras

2022-10-22 09:35:18

Espaço deverá reabrir ao público na próxima primavera.


O emblemático Jardim Público da cidade de Chaves, localizado junto à margem do rio Tâmega, encontra-se fechado para a realização de uma pequena intervenção, garantiu à Alto Tâmega TV o Presidente da Câmara Municipal de Chaves.
Nuno Vaz realçou que as obras visam essencialmente tornar o espaço funcional, ligando-o às vias que o ladeiam, e melhorar a capacidade de irrigação das árvores de grande porte.

“Todos nós sabemos que o Jardim Público, sobretudo nos períodos de outono e inverno, é pouco utilizado porque há problemas de circulação pedonal devido às zonas enlameadas. Portanto, o que nós queremos com esta intervenção é garantir que os corredores pedonais, nas principais três ou quatro portas de entrada e saída do Jardim público, sejam utilizáveis. Pretendemos torná-lo funcional e fazê-lo ligar às vias que o ladeiam”, revelou o autarca.

Esta intervenção, que arrancou este mês, vai ainda incidir sobre a vitalidade das árvores de grande porte. “Fomos aconselhados tecnicamente a melhorar a capacidade de irrigação das árvores de grande porte e portanto, estamos a procurar uma solução que permita aumentar a capacidade de drenagem e infiltração para que estas árvores possam ser salvas e que, efetivamente não tenhamos que abater mais nenhuma porque são realmente importantes para aquele parque arbóreo ao mesmo tempo que, queremos adaptá-lo àquilo que tem sido a sua última utilização, que é a realização de espetáculos, nomeadamente o Festival N2”.

As obras deverão ficar concluídas dentro de cinco meses e o Jardim Público será devolvido aos seus utilizadores na primavera do próximo ano. No entanto, a passagem entre o espaço Pólis e a Ecovia Internacional do Tâmega e Corgo está garantida.

O Jardim Público de Chaves com vista sobre o rio Tâmega e a Ponte Romana foi mandado construir pelo banqueiro português Cândido Sotto Mayor em 1897. Foi inaugurado em 1901 numa cerimónia oficial de doação das chaves do jardim à Câmara Municipal de Chaves, na altura presidida por Luiz Paulino Teixeira, como um presente para todos os flavienses. Em sua homenagem foi erguido um busto na alameda principal do jardim.

Sara Esteves

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso