VALPAÇOS: Laboratório de Emoções é caso de sucesso educativo

2022-10-22 15:47:07

Projeto da Equipa de Intervenção Multidisciplinar e Educação com Famílias do PIICIE - Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, da alçada da autarquia valpacense, regista balanço positivo.


O Município de Valpaços fez um balanço positivo do projeto Laboratório de Emoções onde em todas as atividades, e ''nas pausas escolares'', é dado especial atenção ao desenvolvimento social e emocional, abarcando alunos dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, sinalizados pelos diretores de turma, e crianças da educação pré-escolar.

Segundo a autarquia, o projeto pretende prevenir comportamentos de risco, melhorando o bem-estar e, consequentemente, a melhoria do desempenho escolar e um crescimento mais equilibrado dos alunos.

Assim, através do Laboratório de Emoções foram implementadas estratégias para aquisição de uma maior capacidade de autoconhecimento, para um aumento da autoconfiança, bem como da melhoria da capacidade de gestão de emoções e de sentimentos, como por exemplo a tristeza, a raiva, o stress, a ansiedade e o medo, e da capacidade de lidar com a adversidade.

''Através da utilização de técnicas como a meditação, observou-se uma redução dos níveis de ansiedade em contexto de sala de aula, decorrente também da criação de um espaço de comunicação aberta, onde os alunos tinham oportunidade de falar sobre as suas preocupações e assim trabalhar as emoções. Observou-se, ainda, que o Laboratório de Emoções rapidamente contribuiu para a redução dos níveis de ansiedade em contexto de sala de aula e para o aumento da concentração dos alunos'', explicou o Município de Valpaços.

A pandemia exigiu a readaptação do espaço de ação do Laboratório de Emoções para o contexto virtual, dando origem à atividade Emociona(r)-te, criada pelos alunos do 9º e 10º anos onde ''foi possível trabalhar estratégias de expressão e gestão de sentimentos e de emoções, que se evidenciaram devido à insegurança e instabilidade causadas pelo contexto pandémico''.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso