REGIÃO: Centro Hospitalar já apoiou 100 utentes internados em casa

2022-10-28 16:16:31

Serviço de hospitalização domiciliária, composto por duas equipas, fez 1.400 visitas domiciliárias e já apoiou 100 utentes.


As duas equipas de Hospitalização Domiciliária, Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), de Chaves e Vila Real, já apoiaram 100 utentes em seis meses de atividade.

“Já tivemos mais do que 100 doentes internados no domicílio e mais do 1.400 visitas domiciliárias aos doentes, quer de enfermagem, médicas e de assistentes sociais”, afirmou Fernando Salvador, Diretor do serviço de Medicina Interna, que fez um balanço dos seis meses de atividade da Unidade de Hospitalização Domiciliária do CHTMAD.

De acordo com o CHTMAD, a unidade integra duas equipas que estão alocadas aos hospitais de Chaves e de Vila Real, são constituídas por médicos, enfermeiros e assistentes sociais e têm capacidade para apoiar, em simultâneo, 10 doentes em casa.

As visitas das equipas são feitas diariamente ou até duas vezes por dia, e os utentes dispõem de um contacto telefónico que está disponível 24 horas por dia.

Esta valência arrancou com cinco doentes em Chaves e outros cinco em Vila Real. Segundo o Coordenador do Projeto Nacional de Hospitalização Domiciliária, Delfim Rodrigues, este é “o ambiente hospitalar não é um ambiente fácil, muito hostil ao doente e temos que reconhecer que nós oferecemos hoje um internamento em casa nas mesmas circunstâncias que teria se estivesse no hospital, disponibilizando uma equipa multidisciplinar de vários profissionais, dando segurança aos doentes e familiares, deixando as camas hospitalares para situações criticas como blocos operatórios, cuidados intensivos ou grande exames de diagnostico e assim os doentes não ficam tão expostos às infeções hospitalares”.

Recorde-se que o CHTMAD foi a 36.ª unidade hospitalar do Serviço Nacional de Saúde (SNS) a criar o serviço de hospitalização domiciliária, que foi lançado em 2018. Segundo o SNS, a Hospitalização Domiciliária “constitui-se como uma modalidade de assistência que assegura a prestação de cuidados de saúde com diferenciação, complexidade e intensidade de nível hospitalar, durante um período limitado, dependendo da vontade expressa dos doentes”.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso