MONTALEGRE: Fátima Fernandes quer continuar a colocar o emprego e os jovens no “centro da tarefa política”

2022-11-08 11:21:32

Fátima Fernandes assumiu recentemente funções como Presidente da Câmara Municipal de Montalegre depois de Orlando Alves e David Teixeira terem renunciado ao cargo de Presidente e Vice-presidente.


A nova presidente da Câmara de Montalegre iniciou funções, uma semana depois da detenção e renúncia de Orlando Alves, assumindo o projeto do Partido Socialista (PS) em 2021, cujo mandato só termina em 2025.

Fátima Fernandes tem 57 anos, é professora, e está no executivo municipal de Montalegre desde 2005 e tornou-se a primeira mulher presidente desta autarquia barrosã. “Sou a primeira mulher Presidente da Câmara de Montalegre. É uma honra para mim, mas também para todas as mulheres da nossa terra que me comprometo a representar dignamente. Estou aqui no desempenho de um cargo público de grande exigência, mas que pede também simplicidade, sobriedade e transparência. Estou aqui para isso. Estou aqui ao serviço da nossa terra e da nossa gente”, revelou a autarca.

Em comunicado, a Presidente da Câmara Municipal de Montalegre refere que assume “esta nobre, mas difícil tarefa com muita humildade e com toda a responsabilidade. Sei bem o que esperam de mim. Reafirmo o meu empenho e o do executivo municipal na promoção cultural e na valorização do território e dos produtos locais que têm tornado Montalegre, graças ao esforço de todos, uma referência na região e no país”. Ao dirigir-se à população, Fátima Fernandes explica que quer continuar o trabalho de apoio aos mais vulneráveis e às famílias, reforçar a educação e o emprego do concelho, deixando o compromisso “de colocar o emprego, os jovens e as suas aspirações no centro da tarefa politica que temos pela frente. Temos de canalizar a qualidade e ambição de muitos, aproveitar a força cívica e associativa das instituições e da sociedade, a qualidade e empenho de todos os funcionários do município, o trabalho e serviço públicos únicos das juntas de freguesia, para enfrentar o maior e mais difícil desafio que se coloca a Montalegre e infelizmente, a todo o Interior: a economia, o emprego, a fixação das pessoas. Temos feito muito, mas temos de fazer mais”.

Neste comunicado a nova Presidente de Câmara explica que será a partir daqui “a Presidente de Todos os Barrosões” incluindo dos emigrantes “a vasta comunidade barrosã que está fora, espalhada pelos quatro cantos do Mundo e que guarda no coração o orgulho em SER BARROSÃO! Podem todos contar comigo!”, termina por dizer a autarca socialista.

O novo executivo municipal tem como vice-presidente Ana Isabel Dias, até agora vereadora sem pelouros, enquanto Jorge Fidalgo e Manuel António Fernandes assumem o lugar de vereadores. Nas eleições autárquicas de 2021 o PS conquistou quatro mandatos e o PSD três.

De recordar que este novo executivo municipal surge na sequência da detenção de Orlando Alves e David Teixeira, Ex-Presidente e Vice-Presidente, no âmbito da Operação “Alquimia”.

Sara Esteves

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso