Chaves celebra Proust com recital de viola e piano

2022-11-22 09:52:02

O Município de Chaves associa-se às comemorações europeias alusivas ao génio literário Marcel Proust (1922-2022), com a realização do Recital “Du Côté de Chez Proust”, no próximo dia 25 de novembro, pelas 21h30, no Auditório do Centro Cultural.

Com a interpretação de João Pedro Delgado, na viola de arco, e Hélder Marques, no piano, assinalam-se os 100 anos da partida Proust, ao som das obras de César Franck, Reynaldo Hahn, Léon Honnoré e Gabriel Fauré.

Neste recital importa recuperar a sensibilidade do seu tempo, convocando as obras e compositores que acompanharam a sua vida privada e moldaram a sua obra literária, com máximo expoente no romance “À la recherche du temps perdu”.

O presente momento musical propõe uma viagem a Paris de viragem de século, um vislumbre da Boulevard Haussman, da Rue Hamelin, um perfume dos imaginários salões Verdurin, Combray, Balbec, ou dos amores de Swann.

O programa, organizado pela Câmara Municipal com o apoio da Antena 2, evidenciará a abordagem proustiana à memória e à forma como este vai determinando a nossa construção em relação ao mundo. Poderão ouvir-se obras de alguns dos seus amigos mais próximos, que tocaram em sessões musicais privadas na sua casa, bem como à provável fonte da famosa “petite phrase”, que constituiu o leitmotiv de toda a sua obra-prima - a “Sonata de César Franck”.

Este espetáculo conta com entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço, carecendo de levantamento prévio de bilhete na Biblioteca Municipal, Posto de Turismo da cidade e Posto de Turismo do Alto Tâmega.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso