CHAVES: Associação Partilhas lança campanha para ajudar doentes com cancro

2022-12-06 12:34:21

Iniciativa solidária conta com a colaboração de uma marca flaviense, Ninas, que tem como objetivo o combate à fome neste natal.


A Associação Partilhas e Cuidados de Chaves lançou uma campanha de Natal de recolha de alimentos para ajudar doentes com cancro e seus familiares.

A campanha decorre até ao dia 18 de dezembro, domingo, e cada pessoa pode contribuir com alimentos, produtos de higiene pessoal e de limpeza. Na doação de alimentos é dada preferência a produtos como leite e no caso de produtos de higiene, pomadas para queimaduras.

Na cidade de Chaves há oito pontos de recolha: Walking Inside Out, Celeste Afonso Cabeleira, Koker, Ginásio 100%, Boss of Pain Tattoo Shop, Andreia Frontoura Nails, Power Fitness Studio, na Ótica Flávia de Chaves, Boticas, Montalegre, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar, no Alfa Café Bustelo, no Café Rústico de Vale de Anta, na Clínica Rica Saúde, no Sr. Granel e na Junta de Freguesia de Vilela Seca.

A PARTILHAS é uma associação que ‘’visa dar apoio a nível alimentar, produtos de higiene, roupas assim como acompanhamento a consultas, tratamentos e internamentos hospitalares. A associação faculta apoio psicoemocional, através de terapias individuais e pela promoção de grupos de autoajuda’’.

NÃO SE AVIZINHAM DIAS FÁCEIS

Com esta recolha, a responsável pela Partilhas e Cuidados de Chaves, Dulce Meirinho, quer angariar o maior número de alimentos possíveis. “Temos muitas pessoas para apoiar, e neste momento temos poucos recursos, daí esta campanha massiva com vários locais a assocializarem-se”.

Além desta campanha, a Partilhas quer ainda ajudar 20 famílias com a atribuição de 20 cabazes de natal.

Segundo a Liga Portuguesa Contra o Cancro, a pandemia da Covid-19 parece ter tido algum impacto no acesso aos cuidados de saúde, na medida em que 1 a 2 em cada 10 doentes tiveram algum tratamento suspenso durante este período. Contudo, e apesar de algum alívio na situação pandémica, muitas são as consultas de rotina e prevenção que continuam a ser adiadas.

“Em relação às questões dos oncológicos, ainda não se nota nenhuma evolução quanto à situação da pandemia, está muito débil. As consultas de rotinas estão a ser constantemente adiadas. Estamos a sofrer muito. O Serviço Nacional de Saúde está muito mal. As consultas de prevenção são adiadas e os exames de diagnóstico estão a demorar muito tempo para serem marcados”, refere Dulce Meirinho.

A pandemia afetou a vida a nível socioeconómico de um número considerável de doentes e cuidadores.

Sara Esteves
Fotos: David Teixeira

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso