CHAVES: Tese de Mestrado de jovem flaviense eleita a melhor

2022-12-07 09:34:20

Maior associação mundial dedicada à ciência e tecnologia da computação distinguiu a tese de mestrado do flaviense Vasco Cruz.


A IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), a maior associação mundial de profissionais da área da ciência e tecnologia, distinguiu a tese de mestrado do flaviense Vasco Cruz, com o título de melhor tese de mestrado, o prémio IEEE Portugal Outstanding MSc Thesis Award 2022.

Vasco Cruz, mestre em Ciência de Computadores pela Universidade do Porto, redigiu uma dissertação sobre ''Algoritmos para Problemas de Galeria de Arte'', um trabalho que se foca em tentar resolver os problemas de iluminação e de vigilância nas salas dos novos museus, dadas as suas formas regulares. Um problema atual e bastante conhecido, na interseção da Matemática e da Ciência de Computadores, destaca à Alto Tâmega TV, Vasco Cruz.

O jovem flaviense de 23 anos acrescenta ainda que este trabalho, realizado durante o último ano de mestrado, em 2022, “consiste em, dado um polígono, determinar o número mínimo de pontos que são necessários para guardar ou vigiar todo o interior desse polígono. É um tema na área de algoritmos que eu adoro e que incide sobre complexidade computacional, com aplicações práticas por exemplo em situações em que se pretende determinar o número mínimo de guardas necessários para vigiar um museu, ou determinar o número mínimo de repetidores Wi-Fi necessários para disponibilizar ligação à Internet em todos os pontos de um edifício”.

Na sua tese de mestrado, Vasco Cruz considera que quis oferecer alguns algoritmos que exploram propriedades específicas dos polígonos e aproveitam relações com outros problemas conhecidos para obter soluções exatas ou aproximadas. Um trabalho que lhe valeu o título de melhor tese de mestrado. “Receber este prémio é um orgulho imenso. É sempre ótimo ver o nosso trabalho ser reconhecido, ainda por cima por uma instituição internacional tão reputada e deste nível. Fui felicitado pela minha família, amigos, colegas de trabalho, professores da escola e faculdade. Fico muito feliz por perceber que a minha alegria é também partilhada com todos eles”, revela este flaviense ex-aluno do Agrupamento de Escolas Dr. António Granjo, em Chaves.

“Desde pequeno que gosto muito de programar e de Matemática. Sabia que o percurso nessa direção era o ideal para mim e acontece que Ciência de Computadores é uma área que cobre muita programação, matemática, lógica, algoritmos e pensamento computacional”.

Atualmente a trabalhar na empresa tecnológica Critical Manufacturing, na cidade da Maia, Vasco Cruz considera que quanto ao futuro não tem planos bem definidos mas assegura que quer continuar a ser Engenheiro de Software na indústria ou dedicar-se à investigação que tem vindo a desenvolver até aqui, e eventualmente seguir para doutoramento.

Este jovem flaviense apresentou também, em novembro, um artigo sobre o seu trabalho na conferência LATIN, no âmbito de uma bolsa de investigação do Centro de Matemática da Universidade do Porto e da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Vasco Cruz foi ainda distinguido, a 4 de novembro pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), como estudante do mestrado de Ciência de Computadores com média mais elevada, 20 valores.

Recorde-se ainda que enquanto estudante da FCUP, Vasco Cruz recebeu, em maio de 2022, uma distinção pelo poster sobre o mesmo trabalho apresentado na mostra de talentos do Departamento de Ciência de Computadores.

Sara Esteves

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso