REGIÃO: Já nevou na região do Barroso

2022-12-11 10:22:50

Já caiu neve nos concelhos de Boticas e Montalegre.


Tal como o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e também a página de meteorologia Meteo Trás-os-Montes previam, o cenário de neve no Barroso confirmou-se esta madrugada. O encontro entre uma massa de ar polar com uma frente chuvosa já originou queda de neve em território nacional durante a madrugada, com especial incidência nas zonas de interior montanhoso.

Os primeiros flocos de neve caíram esta noite em Pitões das Júnias no concelho de Montalegre e em Alturas do Barroso no concelho de Boticas. Os vídeos divulgados pelo Meteo Trás-os-Montes dão conta de alguns flocos de neve nos pontos mais altos da região do Barroso.

A previsão apontava para queda de neve acima de 1100 metros, com acumulação acima de 1200 metros, que poderia ser de cinco centímetros, destacou o instituto.

Como impactos prováveis, o IPMA referiu que existiria “perturbação causada por queda de neve com acumulação e possível formação de gelo, por exemplo em vias condicionadas ou interditas, danos em estruturas ou árvores e abastecimentos locais prejudicados”.

Este domingo o IPMA colocou o distrito de Vila Real sob aviso Laranja devido à Precipitação persistente, por vezes forte e ocasionalmente, prevista para as 06h00 e as 12h00 de segunda-feira, 12 de dezembro, aviso Amarelo também devido à chuva por vezes forte e persistente, sendo válido entre 03h00 e as 06h00 de segunda-feira. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera coloca ainda o distrito sob aviso Amarelo devido ao vento sudoeste, com rajadas até 100 km/h nas terras altas, previsto para as 06h00 e as 15h00 também de segunda-feira, 12 de dezembro.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Sara Esteves
Foto: Meteo-Trás-os-Montes
Edição: Carlos Daniel Morais


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso