VP AGUIAR: Parque Industrial de Telões com falhas de energia elétrica

2022-12-13 12:35:48

Algumas empresas estão há mais de 24 horas sem luz, garantiu fonte da Proteção Civil Municipal.


Várias freguesias dos concelhos de Vila Pouca de Aguiar e de Ribeira de Pena estiveram esta segunda-feira com falhas no abastecimento de energia elétrica, em consequência do mau tempo. Mas a luz já terá sido reposta, garantiu à Alto Tâmega TV Duarte Marques, responsável pela Proteção Civil Municipal.

''Estamos a acompanhar a situação mas segundo a EDP, globalmente nas aldeias já tinha sido reestabelecida a ligação mas poderá haver, uma situação ou outra, que ainda não esteja resolvida''.

As Freguesias de Alfarela e Vreia de Jales, no Planalto de Jales, foram as mais afetadas pela quebra de energia elétrica que, em algumas situações, chegou a afetar a população durante 20 horas. A demora na resolução das situações preocupou as instituições sociais dada ''as situações de saúde delicada em lares''.

A esta altura, e no Parque Industrial de Telões, a energia ainda não foi reposta afetando alguns empresários. ''O Parque Industrial de Telões está há 24 horas sem luz o que prejudica muitas empresas, porque algumas têm que parar a laboração. Há empresas que têm produtos em frio que poderão estragar-se e originar perdas'', referiu a Proteção Civil Municipal.

No terreno há equipas para reparação das linhas elétricas que têm estado também a substituir geradores. ''A EDP está a substituir geradores só que ainda não conseguiu substituir todos porque em alguns queimou o cabo de ligação do posto de distribuição e a energia não foi reestabelecida''.

Numa das empresas instalada no Parque Industrial de Telões, de Comércio e Distribuição de produtos alimentares, ''tivemos que nos desenrascar''. A situação foi temporariamente resolvida com o recurso a um gerador da EDP.

O concelho de Vila Pouca de Aguiar foi um dos mais afetados com as falhas de energia a par de Murça e Ribeira de Pena. A proteção civil garante que está a fazer um ponto de situação das ocorrências e prejuízos que se têm verificado em vários setores do tecido social.

Sara Esteves

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso