BOTICAS: Savannah está a reformular projeto da Mina para reduzir impacto ambiental e diz estar no ''bom caminho''

2022-12-21 17:09:07

A Savannah Resources diz estar a ''otimizar'' o projeto de exploração de lítio em Boticas para responder às preocupações levantadas pela Agência Portuguesa do Ambiente e reduzir o impacto ambiental na região.


A Savannah Resources, empresa que quer explorar lítio e outros minerais a céu aberto, na aldeia de Covas do Barroso, no concelho de Boticas, está a reformular o projeto conhecido por ''Mina do Barroso'', depois de no início de julho de 2022 ter sido notificada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), para proceder à sua revisão antes do prazo limite da emissão da Declaração de Impacte Ambiental (DIA).

A empresa tem, nesta fase adicional, até 17 de março de 2023 para voltar a submeter o documento à APA mas garante, em comunicado, que “continua no bom caminho” e a ''otimizar'' o projeto de exploração de lítio em Boticas.

Dale Ferguson, CEO da Savannah Resources refere que ''temos continuado a trabalhar de perto com a APA para encontrar soluções agradáveis para as preocupações que levantaram sobre o EIA original da Savannah. A equipa da APA tem sido muito útil e construtiva durante este processo, e agradecemos-lhes a atitude positiva adotada para resolver estas preocupações enquanto procuramos otimizar o projeto e reduzir o seu impacto ambiental na região''.

O responsável explica ainda que a equipa da Savannah e o seu grupo de consultores '' têm trabalhado arduamente nas revisões necessárias'' , e diz estar ''muito satisfeito com o ''layout'' atualizado do projeto e com o plano da mina'' criado.

Num ponto de situação sobre a fase de desenvolvimento do Estudo de Impacto Ambiental (EIA), a empresa adianta que ''não se espera que as alterações tenham um impacto negativo no volume ou na qualidade da produção prevista de espodumena'' .

Sobre o trabalho, que ''está agora em grande parte centrado nas revisões dos documentos do EIA'' a Savannah Resources refere que ''está quase a concluir uma série de reuniões virtuais e presenciais muito produtivas'' com a APA e outros grupos membros do comité de avaliação do EIA da APA, que foram iniciadas em julho.

Após a apresentação do EIA atualizado, a APA terá então um máximo de 50 dias úteis para realizar a sua análise e emitir a sua decisão sobre a Declaração de Impacto Ambiental.

O projeto Lítio do Barroso está a ser promovido pela empresa Savannah Resources e ficará situado em área das freguesias de Dornelas e Covas do Barroso, com uma área de concessão prevista de 593 hectares. Muitos habitantes e associações ambientais estão contra a exploração de lítio e outros minerais a céu aberto que dizem colocar em causa o futuro das comunidades e dos ecossistemas. Na sua maioria são agricultores que têm neste setor uma forma de sustento e têm alertado para as consequências do projeto como, ''desvios de cursos de água, devastação da floresta, das cortas a céu aberto e das escombreiras'' , entre outros impactos.

De recordar que Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) declarou o Sistema Agro-silvo-pastoral do Barroso como Património Agrícola Mundial.

Sara Esteves
Foto: DR

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso