O orçamento municipal para 2023 foi aprovado esta quinta-feira, 22 de dezembro, em Assembleia Municipal.
Depois de ter sido aprovado em reunião de Câmara, o Orçamento da Câmara Municipal de Montalegre as Grandes Opções do Plano (GOP) para o ano de 2023, no valor de 24.523.000 euros, foi aprovado também em Assembleia Municipal, realizada esta quinta-feira, 22 de dezembro, com 36 votos a favor e nove votos contra da oposição.
Segundo a autarquia, a maior parcela dos recursos previstos está adstrita às funções sociais e inclui, entre outras ações, “obras de requalificação e manutenção de habitações no âmbito da habitação social, bem como aquisição de edifícios, possibilitando o alargamento da oferta habitacional disponível, nomeadamente a destinada aos mais jovens, investimentos estes enquadrados na Estratégia Local de Habitação”.
A Educação será uma das maiores áreas de investimento, onde se prevê “obras de alargamento do Centro Escolar e Escola Básica de Cabril e beneficiação da Escola do Baixo Barroso”, explica o Município acrescentando que ao nível dos transportes escolares, haverá “apoios económicos para aquisição de material escolar e outras atividades, bem como a aquisição de refeições e outros bens e serviços necessários à atividade escolar”.
No Desporto, o maior investimento estará centrado na requalificação da Piscina Municipal. A somar ao já mencionado, neste Orçamento Municipal a autarquia destaca “o desenvolvimento da recolha seletiva de resíduos e bio resíduos e da recolha seletiva multimaterial, concorrendo para a redução dos depósitos em aterro”. Na área da proteção do meio ambiente e conservação da natureza, há a referir a reabilitação urbana bem como o saneamento e abastecimento de água às localidades com a requalificação ou criação de novas redes.
Também o apoio às associações “tem um peso significativo no orçamento, continuando a ser uma aposta estratégica do executivo em prol do desenvolvimento social e económico do município, visando, sobretudo, estimular a atividade agrícola e pecuária do concelho e promover a coesão social”.
Para a presidente do município de Montalegre o Orçamento Municipal “é um orçamento responsável e rigoroso, que, atento às condicionantes atuais, consolida as opções de desenvolvimento estratégico, dando resposta às necessidades mais prementes das pessoas e do território, mantendo o rumo de crescimento, valorização e promoção da qualidade de vida de todos os que aqui residimos, construindo um concelho mais coeso, mais competitivo, mais sustentável, sempre com os montalegrenses no centro da governação”.
Sara Esteves