Misericórdia de Valpaços vai ter novo Complexo Residencial

2023-01-05 10:25:27

Mais de 1 milhão de euros para a construção de uma nova Estrutura Residencial de Habitação Colaborativa da Santa Casa da Misericórdia de Valpaços, foi aprovado e tem até ao final de 2024 para estar concluída.


O investimento público aprovado, através do PRR, Medida – Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais é de 1.151.742.00 €, sendo da responsabilidade da Santa Casa da Misericórdia de Valpaços o valor de 25.908.00 €.
O inovador complexo vai surgir junto à Estrutura Residencial Maria Ribeiro & Ricardo Mourão com o nome “Complexo Residencial do Pinheiro Manso – Habitação Colaborativa”.
Este novo equipamento social vai localizar-se num terreno, propriedade da Santa Casa da Misericórdia, na Av. do Pinheiro Manso, freguesia de Valpaços e Sanfins, e integra-se numa zona urbana, infraestruturada. A área do terreno em que está inserido tem aproximadamente 7.102,00m2. A área de implantação dos edifícios é de 1.590,05m2.
A proposta integra novas respostas sociais de caráter residencial, com tipologias (T0,T1 e T2) diferenciadas e inovadoras, que assentam num modelo de habitação colaborativa e comunitária, organizada em três módulos habitacionais independentes, com moradias em banda.
As moradias dispõem de áreas e espaços de utilização comum, e de serviços de apoio partilhados e subsidiários, promotores de interação e inclusão social dos seus residentes, privilegiando-se relações colaborativas intergeracionais e interculturais, promovendo-se soluções de autonomia e independência ao longo da vida.
O complexo é constituído por três módulos habitacionais, que contemplam cinco moradias T0, dezasseis T1 e duas T2, para um total de 46 residentes.
O prazo de execução do Complexo Habitacional do Pinheiro Manso é de dois anos, ou seja, vai ter que estar concluído até ao final de 2024.
Com este novo equipamento a Misericórdia de Valpaços assume uma posição pioneira no País, na implementação de Equipamentos Sociais de Nova Geração, tendo em vista prolongar a autonomia e a vida independente, prevenindo o isolamento social ou solidão, bem como evitando ou adiando o ingresso em estrutura residencial coletiva.
Este equipamento Sociais de Nova Geração, surge com o objetivo de modernizar, capacitar e alargar a rede de serviços de apoio social da Santa Casa da Misericórdia de Valpaços. A instituição procura dotar-se de inovadoras respostas sociais, com uma nova geração de equipamentos que melhoram a qualidade dos cuidados prestados aos utentes e as condições de trabalho dos profissionais que prestam apoio nestas estruturas.

Paulo Silva Reis


 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso