Iniciativa procurou estimular estilos de vida saudáveis.
Cerca de 200 crianças inscritas na Componente de Apoio às Famílias (CAF) do Município de Chaves confecionaram durante a interrupção letiva receitas de Natal saudáveis. Os mais novos foram desafiados a preparar pratos natalícios, como bolachas, bolo-rei e broas de Natal reduzindo ao açúcar e colocando fruta e hortícolas na preparação das receitas.
A atividade procurou envolver as crianças na preparação e confeção dos pratos, mas de forma saudável. Filipe Ferreira, nutricionista do Município de Chaves, refere que “só o facto de eles estarem a cozinhar, a moldar e a cortar as bolachas é muito positivo. Eles gostam de provar o que cozinharam e acabam por levar para casa estas ideias saudáveis e ensinar a própria família, os pais, os avós e os irmãos. A ideia é pegarem nas tradições de Natal e colocarem mais saudáveis minimizando o impacto dos alimentos industrializados, que muitas vezes levam para o lanche seja açúcar ou gordura”.
A CAF, da responsabilidade do Município de Chaves, funciona como suporte à família e/ou encarregados de educação, possibilitando a permanência na escola dos alunos fora do horário letivo e durante as férias escolares. Nesta atividade estavam inscritas mais de 80 crianças do 1º ciclo e mais de 80 divididas entre o Jardim de Infância do Centro Escolar, do Jardim de Infância de Chaves e de Vidago.
A pensar nos hábitos alimentares saudáveis, na saúde e no bem-estar, a autarquia tem desenvolvido diferentes iniciativas ao longo do ano. “Estamos sempre a fazer atividades, quer na componente letiva ou não letiva. O que queremos é adoção de comida saudável na nossa comunidade júnior porque fazendo a prevenção em idade precoce iremos ter melhor resultados na idade adulta, evitando o aparecimento de doenças crónicas”, frisou Filipe Ferreira.
Sara Esteves