Distrito de Vila Real está sob aviso amarelo devido ao vento e à queda de neve.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou o distrito de Vila Real sob aviso amarelo devido ao vento e à neve. Nas terras altas, está previsto, para segunda-feira, vento de oeste com rajadas até 100 km/h, entre as 21h00 e as 03h00 de terça-feira, 17 de janeiro.
O IPMA prevê ainda queda de neve acima de 600/800 m, com acumulação acima dos 900/1100 m, que poderá ser superior a 5 cm, entre as 06h00 e as 18h00 de terça-feira, 17 de janeiro. Com o distrito sob aviso amarelo é provável que haja perturbação causada por queda de neve com acumulação e possível formação de gelo por exemplo vias condicionadas ou interditas, danos em estruturas ou árvores e abastecimentos locais prejudicados.
A temperatura irá sofrer uma diminuição, que será mais acentuada nos dias 17 e 18 de janeiro, com valores de temperatura mínima abaixo dos 5°C na generalidade do território, sendo entre -5 e 0°C no interior Norte e Centro, e entre 5 e 8°C nas regiões do litoral. A temperatura máxima deverá oscilar entre 5 e 12°C na generalidade do território, sendo até 14°C no litoral da região Sul e podendo ser inferior a 5°C em alguns pontos do interior Norte e Centro. Salienta-se que o desconforto térmico será acentuado pelo vento forte que se irá fazer sentir.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) pediu à população para adotar medidas preventivas, sublinhando que a precipitação prevista para os próximos dias, as baixas temperaturas e a intensidade do vento vão favorecer a formação de gelo e geada e causar um “desconforto térmico elevado”.
O organismo alertou para os potenciais riscos deste quadro meteorológico, nomeadamente “intoxicações por inalação de gases, devido a inadequada ventilação em habitações onde se utilizem aquecimentos como lareiras e braseiras”, assim como para incêndios devido à “má utilização de lareiras e braseiras ou de avarias em circuitos elétricos”.