CHAVES: Conclusão da obra na Unidade de Hemodiálise prometida para março de 2023

2023-01-25 17:05:48

A conclusão da segunda fase da obra de ampliação e remodelação na Unidade de Hemodiálise do Hospital de Chaves deverá ocorrer no primeiro trimestre de 2023, garantiu o Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, mas o projeto tem mais uma fase.


As obras de ampliação e remodelação da Unidade de Hemodiálise do Hospital de Chaves já tiveram várias datas de conclusão. Tantas ou mais quanto as próprias fases de intervenção previstas para o equipamento, mas até ao momento, e segundo o Ministro da Saúde, apenas a primeira foi finalizada em novembro de 2021. Trata-se da que consistia na criação de um novo espaço para vestiário dos profissionais para libertar a área para a ampliação da unidade.

A segunda etapa da obra que só iniciou em maio de 2022, por incumprimento da empresa construtora a quem tinha sido adjudicado o primeiro procedimento, obrigou o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), a anular a adjudicação e a lançar novo procedimento concursal, sendo que a mesma decorre “dentro da normalidade”, referiu o Ministro da Saúde, em resposta à pergunta dos deputados da Assembleia da República, do círculo de Vila Real realizada em outubro de 2022.

“Apesar de alguns atrasos decorrentes das particularidades inerentes a obras de requalificação, que condicionam os trabalhos das diversas especialidades envolvidas e das dificuldades na aquisição de matérias-primas”, o ministro Manuel Pizarro prevê que a conclusão da segunda fase da obra venha a ocorrer até ao final de março de 2023.

Contudo, o projeto tem mais uma fase que visará requalificar a zona onde atualmente se encontra a Unidade de Hemodiálise a funcionar com novas áreas de apoio. E quanto a essa, só inicia após a conclusão da segunda que está em curso. Contribuindo para o que os deputados do PSD de Vila Real apelidam de obras “a passo de caracol”, dado o impasse na sua concretização.

Segundo o Ministério da Saúde, a realização da obra por fases “visou garantir, no entretanto, a manutenção da capacidade de atendimento aos doentes que necessitam do tratamento de substituição da função renal”. Com a pandemia, e uma vez que a sala de hemodiálise é de pequenas dimensões, o Serviço de Nefrologia foi “obrigado” a criar um Plano de Contingência para a Unidade de Hemodiálise de Chaves, ao qual o ministro refere que foi criado para “responder numa situação de emergência clínica, com as limitações estruturais existentes e garantindo as questões de segurança e qualidade de cuidados em resposta às necessidades dos doentes”, assegurando que “cumprem-se assim as condições de segurança exigidas para que esta Unidade se encontre em funcionamento até que todo o processo de beneficiação esteja concluído e se possa oferecer aos utentes as condições ideais para os seus tratamentos”.

Para a deputado do PSD, Cláudia Bento estamos perante uma situação “inconcebível” e “atrasos constantes que coloca em risco a saúde dos hemodialisados”.

A hemodiálise é um tratamento que visa substituir os rins que deixaram de funcionar. Este procedimento consiste na remoção do líquido e substâncias tóxicas do sangue, como se fosse um rim artificial. É o processo de filtragem e depuração de substâncias indesejáveis do sangue como a creatinina e a ureia.

Sara Esteves

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso