CHAVES: Novos corpos sociais da Santa Casa da Misericórdia de Chaves tomam posse

2023-02-20 14:30:27

Jorge Pinto de Almeida foi reeleito, para o cargo de provedor, continuando a assumir os destinos da secular instituição.

Os novos Órgãos Sociais da Santa Casa da Misericórdia de Chaves, eleitos para o quadriénio 2023-2026 tomaram posse, na quarta-feira, 15 de fevereiro, numa sessão solene que decorreu na Igreja da Misericórdia. Jorge Pinto de Almeida foi reeleito, para o cargo de provedor, continuando a assumir os destinos da secular instituição apoiado pelos restantes elementos dos três Órgãos Sociais, designadamente: Mesa da Assembleia Geral, Mesa Administrativa e Conselho Fiscal ou Definitório.

O bispo da diocese de Vila Real, D. António Azevedo presidiu o ato litúrgico que antecedeu o Ato de Posse, onde cada um dos elementos dos três Órgãos Sociais assumiu o compromisso de honra daquela Irmandade. O Ato serviu para formalizar o resultado da Assembleia Geral Eleitoral decorrida no mês passado.

Cooperação institucional permitiu a reabertura da creche de Vidago

O coronel Jorge Pinto de Almeida assegurou o interesse e empenho em dar continuidade à missão da Santa Casa da Misericórdia de Chaves tendo certo que, ,“nos responsabiliza e nos obriga a fazer cada vez mais e melhor”, admitiu, recordando as ,“muitas dificuldades” ,pelas quais os Órgãos Sociais passaram desde o início do primeiro mandato assumido em maio de 2019, desde logo ,“os problemas financeiros que a instituição atravessava”,, juntamente com outros acontecimentos de peso como ,“uma pandemia e uma guerra”, e todas as implicações inerentes a elas que ,“dificultaram ainda mais a execução do plano de reestruturação da instituição”,, descreveu.

Um processo de recuperação que tem sido ,“muito difícil”,, sublinhou, mas que ,“foi possível com a ajuda e apoio do Município de Chaves, que seria injusto, não o referir”,, destacando, como exemplo dessa cooperação institucional, a reabertura da creche de Vidago que ,“só foi possível graças à ajuda e empenho do Dr. Nuno Vaz. O Município de Chaves ajudou durante estes anos, de 2019 até 2022, garantindo que os pais apenas pagassem o valor correspondente à comparticipação, como se tivéssemos um acordo de cooperação com a Segurança Social, que não tivemos no quadriénio que passou, apenas foi assinado em dezembro do ano passado”, frisou.

Continuar a caminhar de uma forma sustentável

Tendo em conta as dificuldades sentidas, o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Chaves agradeceu à ,“equipa” ,que liderou nos últimos quatro anos, bem como ,“a todos os funcionários”, da secular instituição, que , “abraçaram esta nossa luta e estiveram connosco e nos ajudaram em momentos muito difíceis”,, fez notar.

Consciente dos ,“desafios” ,que a sociedade atravessa, transversais à instituição ,“o envelhecimento da população, o isolamento e a solidão”,, para os quais a Misericórdia de Chaves ,“tem de estar preparada”,, reforçou Jorge Pinto de Almeida, o foco para o novo mandato, que, “poderá ser o início do futuro desta instituição” ,assenta no ,“trabalho, dedicação e honestidade desta equipa” ,recém-empossada, e com a responsabilidade de todos em ,“oferecer qualidade, humanismo e profissionalismo”,, porque só assim lembrou,, “podemos continuar a caminhar de uma forma sustentável e que sejamos, de facto, uma referência no concelho de forma a apoiarmos os que mais precisam”,, concluiu.

Sandra Gonçalves

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso