Neve pinta de branco vários concelhos do Alto Tâmega, incluindo Chaves

2023-02-25 09:53:37

Distrito de Vila Real está hoje sob aviso amarelo devido ao frio e à queda de neve.

A neve começou a cair com acumulação nas zonas mais altas como na Serra do Alvão, do Barroso, da Padrela e do Larouco e esta manhã vários concelhos foram brindados de novo com o manto branco. É o caso de Boticas, Montalegre, Vila Pouca de Aguiar, Ribeira de Pena e Valpaços. Mas não são os únicos, no concelho flaviense, a paisagem também ficou pintada de branco.

Em Chaves há registos fotográficos de neve em São Vicente da Raia, Santo António de Monforte, Cambedo da Raia, Assureiras de Baixo, Maços, entre outras localidades. Na cidade e zonas próximas foi registada a queda de alguns flocos de neve.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) o distrito de Vila Real está este sábado sob aviso amarelo devido ao tempo frio, com persistência de valores baixos da temperatura mínima até às 15 horas de segunda-feira, 27 de fevereiro, descida da temperatura máxima entre 05 a 10 graus Celsius, e também devido à queda de neve até às 15 horas de hoje. Está prevista queda de neve acima de 600/800 metros de altitude, podendo acumular até 5 cm acima de 800 metros, sendo esperados impactos prováveis como perturbação causada por queda de neve com acumulação e possível formação de gelo por exemplo vias condicionadas ou interditas, danos em estruturas ou árvores e abastecimentos locais prejudicados.

O aviso amarelo, o menos grave, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu um aviso à população para os riscos de intoxicações por inalação de gases devido a inadequada ventilação e incêndios em habitações resultantes da má utilização de lareiras e braseiras ou avarias em circuitos elétricos. A proteção civil chama ainda a atenção para os perigos do piso escorregadio e eventual formação de lençóis de água e gelo, bem como para a possibilidade de queda de ramos ou árvores devido aos ventos fortes. A ANEPC aconselha também os cidadãos a evitarem a exposição prolongada ao frio, a usarem várias camadas de roupa e a acautelarem a prática de atividade física no exterior.

Sara Esteves
Fotos: Meteo Trás-os-Montes


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso