CHAVES: Mulheres saem à rua em marcha para lutar por “mais direitos”

2023-03-08 12:12:04

“Mulheres em União Fazem a Revolução” é o nome dado à marcha prevista para este sábado.


O Núcleo Feminista de Chaves (Chaves Comunitária) vai organizar este sábado, dia 11 de março, uma Manifestação Feminista em Chaves às 15h, no Largo das Freiras.

Segundo esta associação feminista, a iniciativa visa exigir “o fim do trabalho precário, salário igual para trabalho igual, o aumento generalizado dos salários que acompanhe a inflação e o congelamento dos preços dos combustíveis, dos bens essenciais e da habitação”. Este grupo vai exigir ainda a “reabertura dos blocos de parto, das urgências e dos serviços de Ginecologia/Obstetrícia, bem como a implementação de práticas que valorizem a dignidade corporal das mulheres e que erradiquem as situações de violência obstétrica, bem como mais formação LGBT+ para os profissionais de saúde”.

De acordo com a Chaves Comunitária exige-se “o fim das penas suspensas e da impunidade dos agressores e maior uso de medidas de afastamento e de detenção, a existência de Gabinetes de Apoio à denúncia do assédio, nas instituições de ensino e nos locais de trabalho, que seja ouvida a voz das trabalhadoras do sexo, sem julgamentos de natureza moral e/ou preconceituosa, a valorização da Escola Pública, que garanta um ensino de qualidade e que esteja comprometida com as agendas políticas da igualdade, da sustentabilidade e dos direitos humanos” e ainda “a nossa verdadeira e efetiva emancipação”.

Em todo o país decorre esta quarta-feira, dia 8 de março, várias manifestações de associações feministas e sindicatos que dizem marchar “pelos direitos das mulheres”.

A greve, que acontece no Dia Internacional da Mulher, vai para a sua quinta edição e decorre hoje nas cidades de Aveiro, Barcelos, Braga, Bragança, Coimbra, Évora, Faro, Guimarães, Leiria, Lisboa, Porto e Vila Real, e, no sábado, em Chaves.

Sara Esteves

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso