Vila Pouca de Aguiar perde Cuidados Paliativos mas ganha unidade de Convalescença

2023-03-09 18:32:29

Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro vai continuar em Vila Pouca de Aguiar, mas passa a ser com uma unidade de Convalescença com capacidade para 20 camas. Quanto aos Cuidados Paliativos não restam dúvidas e vão passar a funcionar na Unidade Hospitalar de Chaves.


O Presidente da Câmara Municipal, Alberto Machado acompanhado pelos médicos Álvaro de Sousa que preside à Assembleia e Manuela Castanheira que detém o pelouro da Saúde, reuniram com o Diretor Executivo do Serviço Nacional de Saúde, Prof. Dr. Fernando Araújo no decorrer da qual lhes comunicou a decisão de manter em funcionamento as instalações da Unidade de Saúde de Vila Pouca de Aguiar integradas no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro.
A nova valência da Unidade de Convalescença terá 20 camas e entrará em funcionamento logo após as obras de adaptação. Foi ainda garantido que os funcionários que desempenham funções na atual unidade acompanharão os utentes dos Cuidados Paliativos e, após as obras, poderão optar por uma das duas unidades em funcionamento, a de Chaves ou a de Vila Pouca de Aguiar.
Alberto Machado expressou a satisfação sentida com esta solução, que foi apresentada em primeira mão na Reunião de Câmara que decorreu durante a manhã de quinta-feira dia 9 de março.
Igual sentimento tiveram os funcionários da Unidade com quem reuniu durante a tarde, reflectindo o sentimento de toda a comunidade Aguiarense.
O Presidente da Câmara expressou uma ''palavra de agradecimento ao Professor Doutor Fernando Araújo, pessoa que tenho a certeza terá um desempenho de excelência no SNS, depois agradecer a todos os que contribuíram pela continuidade desta Unidade do Serviço Nacional de Saúde neste território, e em especial aos funcionários cujo excelente desempenho foi um dos principais argumentos na manutenção deste serviço público,'' disse Alberto Machado.
Segundo o autarca ''foi decidido preservar esta unidade do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) em Vila Pouca de Aguiar com a valência de cuidados de convalesça para os próximos 20 anos'', afirmou Alberto Machado.
Recorde-se que o autarca, no passado mês de fevereiro, insurgiu-se contra a decisão do CHTMAD de deslocalizar os cuidados paliativos, instalados em Vila Pouca de Aguiar, para o Hospital de Chaves.
O centro hospitalar justificou esta decisão referindo que, com a mudança, disponibilizará um espaço físico renovado aos seus doentes, com cerca de 20 camas, adaptadas às necessidades específicas desta valência, e integradas numa estrutura hospitalar, cumprindo, desta forma, diretrizes da Comissão Nacional de Cuidados Paliativos.
A solução apresentada agradou ao autarca de Vila Pouca de Aguiar que já afirmou que ''vão ser realizar obras no edifício, ao abrigo do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) e tudo deve estar em funcionamento até ao final deste ano''.
O espaço será gerido pelo CHTMAD e a câmara continuara a apoiar com o pagamento da manutenção do espaço e da água ou luz.
No que diz respeito aos cuidados paliativos a unidade de Chaves, ao que conseguimos apurar já tem as obras praticamente concluída e a unidade deve entrar em funcionalmente no início do próximo mês de abril.

Paulo Silva Reis
Fotos: Carlos Daniel Morais


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso