Norte é a região portuguesa com maior evolução ao nível da competitividade

2023-03-29 18:13:52

Segundo dados do EU Regional Competitiveness Index (RCI) 2.0 de 2022, o NORTE é a região nacional que registou maior evolução no índice de competitividade.

O Presidente da CCDR-NORTE, António Cunha, que participou esta segunda-feira, em Bruxelas, no Comité das Regiões, no evento de lançamento do RCI 2.0 2022, considera que “a aposta do NORTE na inovação tem sido clara na última década” e afirma que “os resultados do RCI 2.0 de 2022 são prova disso mesmo”.
António Cunha destacou o papel da RIS3, “absolutamente decisivo, num país ainda tão centralista como Portugal, para abrir espaço a importantes decisões que podem fazer diferença a nível regional, mas também a nível da economia nacional”.
Dando “exemplos interessantes” de áreas-chave, o Presidente da CCDR-NORTE falou das energias renováveis, onde vê Portugal como um protagonista decisivo, e relembrou que “o Norte é responsável por 50% da produção de energia renovável portuguesa, com importantes unidades/plataformas de produção de hidroenergia e eólica.”
É a quinta edição que a União Europeia publica do RCI, que tem como propósito aferir a capacidade de cada região de oferecer um ambiente atrativo para empresas e habitantes viverem e trabalharem. Desde a sua primeira edição, em 2010, o RCI transformou-se num índice amplamente utilizado.


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso