Cooperativa Agrícola do Barroso com novo espaço para apoiar agricultores

2023-03-31 10:01:18

As novas instalações da Coopbarroso, Cooperativa Agrícola do Barroso, foram inauguradas esta quinta-feira, 30 de março.


O novo ''ninho'' desta instituição agrícola está localizado no edifício que pertencia às Finanças de Montalegre, no piso inferior, que foi cedido pelo Município de Montalegre, por um período de 50 anos, assim como o Armazém da Batata e Posto de Transformação, no Barracão, que vai servir os produtores de batata e outras atividades.

O interior do novo edifício foi remodelado e adaptado com mobiliário, eletrificação e cabelagem e vai ser utilizado para os serviços administrativos e também para o atendimento aos agricultores.

A Presidente da Câmara Municipal de Montalegre, Fátima Fernandes, referiu que este espaço estava abandonado e que agora, vai servir a população. “Nós temos outro património que estamos a pensar colocar ao serviço das pessoas. Não faz sentido nenhum, termos edifícios que estão ao abandono quando podem ser colocados ao serviço das pessoas do nosso território”. A autarca dá o exemplo, das Casas Florestais, do Armazém da Fruta e da Quinta da Veiga “que algum dia voltará a ser nossa”, frisou Fátima Fernandes.

O protocolo de cedência de instalações à Coopbarroso foi assinado em janeiro de 2023 na presença da autarca Fátima Fernandes e de Nuno Sousa, Presidente da Coopbarroso, que no dia da inauguração do espaço agradeceu à autarquia os apoios que têm atribuído a esta Cooperativa Agrícola. “Os agricultores e a cooperativa têm vindo a ter um apoio significativo por parte do Município. É uma autarquia que se preocupa com os agricultores do concelho e tem feito tudo para minimizar os prejuízos dos agricultores. Reconhecemos as ajudas que nos têm dado”, destacou o Presidente da Coopbarroso.

A Cooperativa Agrícola do Barroso, cuja área geográfica de intervenção se situa no concelho de Montalegre e concelhos limítrofes, foi criada em 2014 e é composta por elementos das três associações de agricultores existentes no concelho. Esta instituição surgiu com o objetivo de apoiar a agricultura e as zonas rurais, contribuindo para o fomento técnico e económico das explorações. A Coopbarroso é a entidade gestora da denominação Carne de Bovino Cruzado dos Lameiros do Barroso — IGP e é constituída pela Secção Pecuária e Agroflorestal, Secção de Aprovisionamento e Secção de Serviços Agro Rurais.

Sara Esteves
Fotos: CM Montalegre

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso