Comunidade emigrante na Inglaterra recebe visita da autarquia

2023-05-28 16:02:41

A presidente do Município de Montalegre, Fátima Fernandes, acompanhada pela vice-presidente, Ana Isabel Dias, esteve em Inglaterra onde visitou a comunidade emigrante barrosã radicada neste país. Durante a visita foram muitos os negócios e investimentos que a comunidade emigrante tem desenvolvido e que a autarca conheceu de perto.


Silvino Pires, natural de Pitões das Júnias, no concelho de Montalegre, foi o primeiro empresário a receber a visita da autarquia. É proprietário de uma loja de venda de produtos de Pitões das Júnias e do Brasil, localizada em Chessington. O barrosão tem também um estabelecimento igual no centro de Paris, com produtos portugueses, inspiração gourmet.

Em Wimbledon, a cerca de 240 km de Chessington, Silvino Pires é dono de uma outra empresa que opera na área turística em Londres, mas também no Porto e em Paris. Tem cerca de 60 motoristas efetivos no Reino Unido, 20 em França e 20 no Porto. Três trabalham a partir da Estónia. A empresa pertence a um grupo de empresas deste empresário que operam, também, na área dos transportes de mercadorias em vários países da Europa.

Erguida à entrada de Londres, em Junction, a empresa de Domingos Cabeças, natural de Ladrugães, atende por dia cerca de 50 pessoas e quase todos têm resposta positiva, quer seja na procura do emprego quer seja na oferta. Trata-se de um escritório de inserção profissional.

Também de Labrugães, Domingos Silva e Manuel Lopes de Codeçoso, Venda Nova, receberam a visita da autarca. São proprietários de uma empresa que trabalha mármores. Estes dois empresários têm um investimento em máquinas de mais de meio milhão de libras.

Em Battersea, a presidente da Câmara de Montalegre contactou com mais um barrosão de sucesso. Abílio Miranda, natural de Fiães do Rio é proprietário de uma empresa de importação e comercialização de produtos alimentares portugueses. O périplo junto da comunidade emigrante barrosã radicada em Inglaterra passou pelo restaurante de José Reis, de Loivos do Rio. Um espaço onde impera a boa comida. A viagem culminou com um jantar no restaurante de Abílio Rodrigues de Currais. O repasto foi oferecido pela Associação Grupo Unidos de Barroso.UK, fundada em 2017, cujo presidente é Domingos Cabeças (Ladrugães) e vice-presidente Pedro Fernandes (Borralha). José Gonçalves (Currais) é outro membro da direção que teve um papel fundamental nesta visita.

A presidente Fátima Fernandes, no momento do discurso, destacou a importância deste encontro. “Estamos aqui com muito gosto. É um dever aqui estarmos. Onde estão os barrosões devemos estar porque são filhos da terra que muito nos honram. Quero agradecer toda a força que nos deram e a forma como fomos recebidos. Vamos com mais ânimo e com a certeza que, juntos, somos mais fortes”.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso