Johan Kristofferson arranca Mundial de Rallycross com vitória em Montalegre

2023-06-05 14:16:00

O sueco Johan Kristoffersson venceu, no domingo (04), a etapa inaugural do mundial de rallycross, no Circuito Internacional de Montalegre, por onde passaram cerca de 15 mil amantes do desporto motorizado.

Montalegre regressou à posição de primeira prova do Campeonato do Mundo de Rallycross, este fim de semana, com uma jornada dupla que culminou com a vitória do campeão em título, Johan Kristoffersson (Volkswagen), a quarta do piloto sueco na prova portuguesa.
Depois de ter inaugurado a ronda lusa ao comando da principal categoria da modalidade, Kristoffersson sagrou-se vencedor do ‘World RX of Portugal’ ao superar Kevin Hansen (Peugeot 208), segundo classificado, e o finlandês Niclas Grönholm (PWR), terceiro, vencedor das edições de 2021 e 2022.
O colega de equipa do sueco Ole Christian Veiby (Volkswagen) terminou a etapa portuguesa em quarto lugar, Klara Andersson (PWR) em quinto e Sébastien Loeb (Lancia Delta Evo) em sexto e último lugar.
Após a subida ao pódio, o pentacampeão do mundo mostrou-se satisfeito pela vitória. “Acho que estive do lado certo este fim de semana. A pista sofreu mudanças, o tempo esteve sempre instável, mas claro que um ano de experiência, a conhecer o carro, ajudou. Foi um bom fim de semana”, frisou Johan Kristoffersson em conferência de imprensa.
O piloto destacou, ainda, o novo ‘software’ que permite que o motor dianteiro e o traseiro do seu elétrico “comuniquem entre si”, tornando-o o carro “um pouco mais previsível”, ainda que considere que as próximas etapas serão “renhidas”.
EUROPEUS
No campeonato europeu, Enzo Ide (Audi S1) venceu a etapa portuguesa da categoria RX1, ‘supercars’, superando René Münnich (Seat Ibiza), no segundo posto, e o líder J?nis Baumanis (Peugeot 208), terceiro classificado. Já o bicampeão europeu Anton Marklund (Ford Fiesta), terminou a segunda etapa da categoria no sexto e último posto da geral.
Na categoria RX3, ‘S1600’, o líder polaco Damian Litwinowicz (Audi A1) assegurou a liderança do pelotão ao vencer a final, sendo mais rápido que Espen Isaksætre (Audi A1), segundo, e Nils Volland (Audi A1), terceiro, enquanto os portugueses João Ribeiro (Audi A1) e Jorge Machado (Audi A1) não foram além do penúltimo e último postos, respetivamente.
Contudo, depois das exibições deste fim de semana, João Ribeiro escalou na classificação geral e ocupa, agora, o quinto posto da tabela.
BALANÇO
No rescaldo do evento, a organização portuguesa, a cargo do Clube Automóvel de Vila Real (CAVR) e da Câmara Municipal de Montalegre, fez um balanço “extremamente positivo” deste ‘pontapé de saída’ do mundial de rallycross.
Jorge Almeida, presidente do CAVR, enalteceu o curto espaço de tempo para organizar a etapa inaugural da modalidade depois da alteração ao calendário divulgada pela Federação Internacional do Automóvel (FIA) em março, uma vez que a ronda portuguesa estava inicialmente prevista para os dias 26 e 27 de agosto.
“Apesar das condicionantes”, o responsável fez um balanço “extremamente positivo” do fim de semana, acreditando que os cerca de 15 mil amantes da modalidade que passaram pelo circuito barrosão “ganharam muito” com o espetáculo desportivo a que assistiram.
Jorge Almeida garantiu, ainda, ser “um privilégio” e um “orgulho” para um Clube “amador”, composto por voluntários, poder organizar competições de cariz internacional que, noutros países, “são organizadas por profissionais”.
Já Fátima Fernandes, presidente da autarquia barrosã, que também fez um balanço “extramamente positivo” da etapa portuguesa, enalteceu a importância e o orgulho em organizar um evento “ao nível dos maiores e dos mais ricos países do mundo”, garantindo que o município continuará a promover as singularidades do território e das suas gentes.
“Vamos continuar nesta senda, estando sempre à frente na promoção do nosso concelho, mostrando aquilo que temos, as nossas riquezas. Continuaremos na linha da frente a defender as nossas gentes e o nosso território”, assegurou a autarca.
Depois da etapa portuguesa, organizada pelo município de Montalegre e pelo Clube Automóvel de Vila Real, o campeonato do mundo de ralicrosse, o europeu de RX1 e o de RX3 terão nova jornada dupla na cidade de Hell, na Noruega, a 17 e 18 de junho.

Mariana Ribeiro
Fotografias: DR

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso