V.P. AGUIAR: Autarquia vai apoiar famílias e empresas por mais quatro meses.

2020-07-20 11:57:22

A Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar aprovou esta segunda-feira, dia 15 de junho, um conjunto de medidas de apoio à comunidade para mais quatro meses. Trata-se de apoios excecionais à comunidade devido à crise Covid-19, a aplicar desde junho até ao próximo mês de setembro.

No conjunto de medidas estão apoios na comparticipação mensal de cinquenta euros por cada elemento do agregado familiar para adquirir no concelho bens alimentares e artigos de higiene e redução de 50% nas tarifas de abastecimento de água, saneamento e resíduos.

As pessoas residentes no concelho que apresentem condições de vulnerabilidade (doença, desemprego, lay-off e demais inatividade profissional) podem candidatar-se aos apoios através do correio eletrónico geral@cm-vpaguiar.pt ou pelo balcão do atendimento na autarquia.

Segue-se também a suspensão de licenciamento para instalação de esplanadas, a isenção de pagamento de rendas nas lojas do Município, a redução de 50% na fatura da água e respetivas tarifas aos comércios e serviços e a isenção de pagamento de água e respetivas tarifas às IPSS.

Também a realização semanal do Mercado de Produtos locais continuará com isenção de taxas e licenças, sendo que para a sanidade aninal haverá uma comparticipação de 100%.

Os Bombeiros Voluntários locais irão receber uma comparticipação de 9.240 euros para encargos com refeições no concelho e haverá uma prioridade na contratação de proximidade e na promoção do comércio local em parceria com a AECorgo.

O presidente da Câmara Municipal, Alberto Machado referiu que todas as famílias que tiveram quebras de rendimento significativas serão apoiadas (rendimentos per capita inferior a 50 % do IAS) e também agricultores e comerciantes afetados pela crise pandémica. As medidas agora adotadas vêm reforçar a resposta social que o Município tem dado desde o início da crise pandémica e procuram incentivar a recuperação de atividade socioeconómica no concelho.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso