Dia da Infantaria foi evocado no Regimento de Infantaria nº 19

2020-09-02 16:10:10

O 14 de agosto não foi esquecido e o comandante da unidade, o Coronel João Silva Caldeira, teve as Forças em Parada para a cerimónia evocativa do dia da Infantaria no Regimento de Infantaria nº 19.

O Regimento de Infantaria nº 19 evocou, hoje dia 14 de agosto, o Dia da Infantaria e da Batalha de Aljubarrota, ocorrida a 14 de agosto de 1385, ''uma das mais marcantes batalhas para a Infantaria Portuguesa, pois a escolha do terreno, a capacidade de deter o poder de choque do adversário, a coesão da força e a precisão de fogo do defensor, aliados a um profundo sentimento de patriotismo, decidiram o vencedor'' (Luís Ribeiro).

Presidiu à cerimónia o Comandante do RI19, Cor Inf Silva Caldeira tendo na Parada TGen Francisco da Silveira as Forças em Parada, sido comandadas pelo 2º Comandante do RI19, TCor Inf Pimentel da Cruz, e constituídas pelo Estado-maior do RI19, Companhia de Comando e Serviços e 3ª Companhia de Formação, incluída pelo 5ºCFGCPE e o 6ºCFGCPE.

A cerimónia iniciou-se com uma alocução, em Parada, feita pela Alf Inf Luís Ribeiro subordinada ao tema ''O 14 de Agosto de 1385'', em que de forma breve, foi assinalado que ''D. Nuno Álvares Pereira, Condestável do Reino, no campo de S. Jorge, mostra o seu génio militar ao vencer a batalha à frente de um pequeno exército de 6.000 portugueses e aliados ingleses, contra as 30.000 tropas castelhanas de D. Juan I de Castela''.

Após a alocução, o Comandante do RI19, dirigiu-se aos Fronteiros de Chaves, saudando-os porque pelo seu trabalho diário, aturado e diligente, continuam a manter, bem viva, a chama da Infantaria, dando, decerto, continuidade aos portugueses de 1385.

A cerimónia finalizou com o Grito do RI19, com o mote a ser dado pelo Soldado Graduado Gomes (5º CFGCPE), ao que se seguiu o desfile das Forças em Parada.

Foi este mais um momento em que os Fronteiros de Chaves demonstraram o seu apego às tradições e às cerimónias militares, mantendo viva a memória daquele ''início de tarde, sob o sol escaldante de agosto'' em que os portugueses, em armas, se superaram pela sua determinação e pela liderança ímpar de S. Nuno de Santa Maria.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso