População de Sanfins está sem água há uma semana

2020-09-02 16:26:11

Problema na bomba de abastecimento de água está a causar falhas no acesso à água da rede pública.

As situações de falta de água da rede pública de abastecimento tem sido um problema recorrente, sobretudo nos meses de verão.

O funcionamento da rede de abastecimento de água na freguesia de Sanfins da Castanheira, em Chaves tem motivado queixas constantes por parte dos habitantes das localidades de Sanfins e Mosteiro.

De acordo com o Presidente da Junta de Freguesia, os bombeiros têm estado a abastecer com um camião cisterna, um reservatório que serve a freguesia com cerca de 250 habitantes. ''Ainda agora acabaram de abastecer um reservatório e foram buscar mais água, para eles não é fácil. O problema é que regressaram à terra muitos emigrantes e a população duplicou. Hoje é dia de festa, foi realizada uma missa campal para assinalar simbolicamente as festas da senhora da Orada e estamos com esta falta de água''.

Em certos casos a escassez de água impossibilita as pessoas de realizarem as rotinas diárias. ''Em tempos de pandemia, não temos água sequer para garantir a boa higienização, sobretudo com a quantidade de pessoas fora da aldeia que vêm cá. Se (os bombeiros) não viessem mais do que uma vez ao dia, não tínhamos (água)''. De acordo com uma habitante, ''a água não chega a todos os bairros''.

Rui Pintor garante que já alertou a Câmara Municipal de Chaves e que na última quinta-feira conseguiram detetar o problema. ''A bomba de abastecimento de água queimou e segunda-feira estamos convictos que a situação fique resolvida, basta substituir a bomba''.

Sanfins e Mosteiro são as localidades mais afetadas pela falha no sistema de abastecimento de água.

Sara Esteves

Fotografia de capa ilustrativa

Fotografias anexo DR

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso