Processo decorrerá durante um período de praticamente duas semanas para a ressintonia dos emissores, e acontece de forma faseada nos concelhos do Alto Tâmega.
A rede de Televisão Digital Terrestre (TDT), que disponibiliza a televisão gratuita (a qual incluiu os canais RTP1, RTP2, RTP3, RTP Memória, SIC, TVI e ARTV), está a ser alterada de forma faseada para possibilitar a introdução da 5ª geração móvel (5G) em todo o país.
No Alto Tâmega, este processo inicia a 8 de outubro no concelho de Boticas, nomeadamente nos emissores do Leiranco e Sapiãos que passa do canal atual 56 para o canal 33.
Em Valpaços a migração acontece a 12 de outubro, no emissor da Padrela que passa do canal 56 para o futuro canal 46. Em Ribeira de Pena está agendado para 20 de outubro, a passagem do 56 para o canal 33. O processo de migração em Montalegre e Cerdeira acontece a 21 de outubro para o canal 33.
Quando os emissores mudarem de frequência, os utilizadores podem deparar-se com os ecrãs sem imagem e, nesse momento, apenas é necessário proceder a uma nova sintonização da televisão ou do descodificador para continuar a ver os canais nacionais gratuitos.
Para ressincronizar a TDT deve realizar o seguinte procedimento:
1 – Use o comando da TV ou do descodificar TDT (Box)
2 – Vá ao Menu e com as setas escolha uma das opções: Configurar -> Antena -> Setup -> Instalar -> Ajuste do Canal -> Procura de Canais ou outra equivalente (consoante a marca da TV ou Box)
3 – Siga as instruções que aparecem no ecrã
De referir que para usufruir da TDT não é necessário substituir ou reorientar a antenas, trocar a TV ou o descodificador, nem subscrever serviços de televisão paga. Apenas os edifícios ou condomínios que tenham instalações com amplificadores monocanal poderão ter de os substituir.
Para ajudar neste processo, a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) criou uma linha telefónica de apoio gratuita (800 102 002), disponível todos os dias entre as 9h00 e as 22h00, através da qual é possível esclarecer dúvidas e/ou obter apoio para sintonizar a televisão.
https://www.youtube.com/watch?time_continue=101&v=9fESWKW1tig&feature=emb_title
Sara Esteves
Fotografias DR