BOTICAS: Autarca preocupado com lotação em transportes públicos

2020-10-05 19:17:24

Em particular, nos transportes escolares.

Fernando Queiroga voltou a reunir-se por videoconferência com a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte) e entre vários assuntos mostrou-se preocupado com sobrelotação em transportes públicos, em particular nos transportes escolares.
O Presidente do Município de Boticas solicitou que “sejam tomadas as necessárias medidas para que o distanciamento e a segurança dos utilizadores destes serviços possam ser assegurados” assim como pediu à administração de saúde no “empenhamento para que os critérios utilizados na localização geográfica dos casos positivos sejam uniformizados entre a DGS e os ACES, para que não continuem a causar as dificuldades de interpretação que têm existido junto da população” e que causam muitas vezes sensações de insegurança e até de pânico.
O aumento de casos de Covid-19 na região Norte obriga a atenção e cuidados redobrados assim como a um crescimento da pressão no Serviço Nacional de Saúde com a proximidade do inverno e aumento de doentes com doenças respiratórias “que, em muitos casos, podem ser facilmente confundíveis com Covid-19”.
A fase de vacinação contra a gripe deverá decorrer a partir do próximo dia 20 de outubro, abrangendo inicialmente os grupos considerados de maior risco. No caso do concelho de Boticas “a situação está a ser articulada entre o Centro de Saúde, a Câmara e as Juntas de Freguesia, no sentido de que uma equipa do Centro de Saúde se desloque às aldeias para vacinação das pessoas, em edifícios das Juntas de freguesia e/ou na Unidade Móvel de Saúde”, lê-se em nota.
Fernando Queiroga, que esteve em representação da CIMAT, manifestou, ainda, a preocupação com o número muito reduzido de consultas nos centros de saúde dos Municípios do Alto Tâmega, “que tem ditado a dificuldade crescente das populações acederem aos necessários cuidados de saúde”, termina.

Sara Esteves
Fotografia DR

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso