Preocupado com o aproximar da época da apanha da castanha e da azeitona logo de seguida numa altura em que o número de casos de Covid-19 voltou a subir na região, Amílcar Almeida, o Presidente da Câmara Municipal de Valpaços, apelou ao redobrar dos cuidados por parte da população.
Em comunicado o autarca salientou o facto de se aproximar um período em que as tarefas agrícolas vão ganhar maior expressão no concelho, nomeadamente com a apanha da castanha e de seguida a azeitona, terminadas que estão as vindimas.
«Estas culturas, como é sabido, envolvem um grande número de mão-de-obra e com ela um acréscimo de pessoas externas ao nosso concelho, resultante da sua contratação.
Sabendo nos que a nível regional resultaram surtos da doença provocados por pessoas que estiveram envolvidas em trabalhos agrícolas, recomendo prudência e responsabilidade na contratualização de mão-de-obra, para que o número de infetados não aumenta exponencialmente no nosso concelho.
Importa, acautelar especialmente as situações que podem potenciar a propagação do vírus e proteger os setores da população mais vulneráveis aos seus efeitos Alimento a expetativa de que, se forem devidamente cumpridas as regras de prevenção, como o afastamento social, o uso de máscara e outros, tenderá a haver uma redução da disseminação do vírus. Torna-se imperativo a continuidade de observação de um conjunto significativo de regras que são vitais cumprir, a pensar em todos e por todos, e que a todo o momento e em face do evoluir da situação a nível local, poderão ser ajustadas em função das necessidades e a pensar na saúde e no bem-estar da população.
Apelo ao sentido de responsabilidade de cada um», disse Amílcar Almeida, o Presidente da Câmara Municipal de Valpaços.
Paulo Silva Reis com Carlos Daniel Morais