REGIÃO: Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro cria Comissão para a Humanização

2020-10-13 10:58:54

Já iniciou funções a Comissão para a Humanização que o CHTMAD criou com profissionais de saúde das unidades hospitalares de Chaves, Lamego e Vila Real.

Em comunicado enviado pelo Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), a administração, dá conta de que são os profissionais de saúde das três unidades hospitalares do CHTMAD, quem compõem a Comissão para a Humanização e porque «Humanizar é preciso», «um cuidar mais cuidado faz toda a diferença na vida de quem adoece e porque nos eleva, enquanto profissionais e enquanto pessoas, o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, EPE (CHTMAD) constitui uma Comissão que iniciou agora o seu trabalho». Para esta Comissão, e segundo o mesmo comunicado, foram convidados profissionais das três Unidades Hospitalares, «mas também a comunidade, um utente e associações de utentes que, todos os dias, colaboram connosco».
Sendo a humanização uma preocupação do CHTMAD, que se encontra plasmada no seu regulamento interno desde 2017, «com a criação do serviço de humanização, foi assumido, em 4 de setembro de 2019, o ‘compromisso’ de implementar um projeto dedicado à humanização hospitalar para melhorar a experiência dos utentes, cuidadores e profissionais de saúde, garantindo o respeito pelos valores humanos universais. Este compromisso pretende ser um movimento para alavancar a mudança na qualidade da prestação de cuidados. O CHTMAD quer cuidar, colocando o utente no centro do sistema organizacional, mas centralizando a ação nas pessoas, construindo uma filosofia alicerçada numa cultura de humanização». O Conselho de Administração acredita neste projeto, confia no seu êxito, porque acredita que os «indivíduos quando mobilizados são capazes de transformar realidades».

PSR


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso