COVID-19: O retrato da infeção nas escolas da região

2020-10-28 18:35:00

Do ensino público pré-escolar ao secundário, estudantes, professores e funcionários das escolas, enfrentam um cenário inédito, com mais de 130 pessoas na região confinadas neste momento, devido à pandemia do novo coronavírus.



O primeiro período do novo ano escolar está longe de chegar ao seu final e já o Alto Tâmega, com a chegada do tempo frio, começou a confinar alunos e a ter de recorrer ao ensino à distância.
Os planos de contingência, na totalidade dos agrupamentos da região (oito), têm sido escrupulosamente seguidos, mas o aparecimento de casos positivos nestes últimos tempos, um pouco à semelhança do que acontece no país, fez soar o alarme e ativar as regras para combater potenciais surtos nas instituições de ensino.
Com a exceção do Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro, em Boticas, já todos os Agrupamentos da região registaram casos positivos de Covid-19 e alunos em confinamento, mas nunca tantos, como neste momento. Em Chaves, onde existem três Agrupamentos, a situação complicou-se. O Agrupamento Dr. António Granjo, segundo a sua Diretora, Paula Barros, «não tem ninguém confinado neste momento». O mesmo não podem dizer os restantes diretores de agrupamentos da cidade. No Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins, segundo seu diretor Joaquim Tomaz, existe «um caso positivo na Escola Básica Nadir Afonso, que obrigou ao confinamento de uma turma. Há ainda três casos positivos na Secundária Dr. Júlio Martins e vários estudantes em isolamento. No primeiro ano do Centro Escolar, uma criança testou positivo esta quarta-feira mas está em casa desde sexta-feira». O Agrupamento, segundo a Sinal TV conseguiu apurar, tem também um docente infetado.
No Agrupamento de Escolas Fernão Magalhães, a situação também complicou e segundo o seu Diretor há «um caso positivo numa turma de 9º ano que obrigou ao seu confinamento». Luíz Mário Carneiro acrescenta que «é necessário sensibilizar mais os pais para que os filhos cumpram à regra e não ‘furem’ o que está estipulado e andem nas ruas da cidade». Em Vidago, no Pré-escolar «tivemos um caso inconclusivo, mas por precaução foram cerca de 30 alunos, de duas salas, para casa». A criança em causa faz novo teste ainda esta semana.
No concelho de Montalegre, apesar dos casos que existiram em Salto, já todos estão de regresso à escola e o mesmo se pode dizer do Agrupamento de Valpaços. Em Vila Pouca de Aguiar, para além dos dois casos positivos, todos os que confinaram já regressaram à escola. A situação é também preocupante em Ribeira de Pena. Segundo a Diretora do Agrupamento, Ana Costa «três turmas com pouco mais de 50 alunos tiveram de confinar devido a quatro casos positivos».
Os colegas de turma, de todos os casos que estão em isolamento no seu domicílio, ao que conseguimos apurar, apenas serão testados à Covid-19 caso se manifeste algum sintoma.
De realçar qua grande parte dos casos não são transmitidos em ambiente escolar mas sim no exterior.
Ao todo, nas escolas públicas do Alto Tâmega existem 13 casos positivos de Covid-19. Quatro em Ribeira de Pena, dois em Vila Pouca de Aguiar e sete em Chaves dos quais um é professor. Há ainda a registar um caso inconclusivo no Pré-escolar de Vidago que pertence ao Agrupamentos de Escolas Fernão de Magalhães. Em confinamento neste momento estão mais de 130 alunos em toda a região.

Paulo Silva Reis com Sara Esteves
Foto de Carlos Daniel Morais


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso