REGIÃO: Jovens continuam a ter maior incidência de novas infeções

2020-10-30 10:47:10

A Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte) refere que é necessário intensificar ações de sensibilização junto dos alunos.

O aumento significativo de novos casos de Covid-19 no norte do país está a preocupar a Administração Regional de Saúde uma vez que, comparativamente ao resto do país, a região Norte concentra “mais do dobro de novas infeções”.
A ARS Norte garante que “a faixa etária entre os 20 e 29 anos continua a ser a que tem maior incidência de novas infeções, com grande parte dos focos de contágio a ocorrem em ambiente escolar”.
Perante esta situação, a adminstração de saúde realça que é necessário intensificar “as ações de sensibilização junto dos alunos para que cumpram as orientações recomendadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e pelos estabelecimentos de ensino”.
Estas preocupações foram demonstradas ao Presidente da Câmara de Boticas, Fernando Queiroga, que reuniu na última quinta-feira, por videoconferência com ARS Norte e esteve em representação da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIMAT).
A ARS destacou a sobrecarga do Sistema Nacional de Saúde, “sendo que há cada vez mais pessoas infetadas a necessitarem de tratamento hospitalar, situação que pode colocar em causa a capacidade de resposta dos Hospitais e Centros de Saúde e, consequentemente, a falta de cuidados médicos (...), para além da “falta de recurso humanos bem como o cansaço sentido pelos profissionais”.
Fernando Queiroga aproveitou para fazer o ponto de situação sobre a Campanha de Vacinação Contra a Gripe Sazonal, que está a decorrer no território, expressando que há concelhos, «como é o caso de Boticas, a aguardar a disponibilização de mais doses da vacina».
O autarca falou também das regras e limitações impostas pelos municípios do Alto Tâmega, no que concerne ao acesso aos cemitérios nos dias de Todos os Santos e de Fiéis Defuntos, e que “vão ao encontro da necessidade de se evitar ao máximo a propagação do vírus na região”.

Sara Esteves
Fotografia Carlos Daniel Morais


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso