CHAVES: Jovens querem promover baldios para Turismo, Desporto e Voluntariado

2020-11-01 14:33:06

Associação juvenil prevê a realização de atividades desportivas, turísticas e ainda programas de voluntariados em baldios, terrenos geridos por Conselhos Diretivos.

A Associação Wildfun - Desporto, Aventura & Turismo assinou recentemente um protocolo de cooperação com o Secretariado dos Baldios de Trás os Montes e Alto Douro (SBTMAD).
A associação juvenil, com atuação no território de Trás-os-Montes, ainda que com mais incidência em Chaves, quer juntamente com a SBTMAD promover os baldios como locais para a realização de atividades desportivas, turismo e programas de voluntariado jovem.
De acordo com a Wildfun, o protocolo “será uma alavanca para a criação de propostas concretas de forma a poder criar mais-valias nas áreas baldias e florestais dos concelhos de Chaves e Boticas”.
Paralelamente a esta iniciativa, a associação tem realizado programas de voluntariado jovem. No verão, por exemplo, e durante algumas semanas, alguns jovens dedicaram o seu tempo à prevenção e deteção de incêndios no concelho de Chaves, contribuindo para um combate rápido e eficaz ao alertar de imediato as autoridades competentes.
Os baldios têm estado no topo das prioridades políticas do Estado e oferecem muitas potencialidades, relacionadas com a criação de emprego, fixação de pessoas nos territórios de montanha, gestão florestal e defesa do meio ambiente.

Sara Esteves
Fotografias DR

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso